Empresas Juniores da Unesp
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Empresa Júnior
Empreendedorismo
Extensão
Gestão
Inovação

Categorias

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Cesar de Araujo; PREVITERO JÚNIOR, Antonio Paulo. Empresas Juniores da Unesp: empreendedorismo, gestão, inovação. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023200, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4883. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4883. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Criadas originalmente na França em 1967, as Empresas Juniores (EJs) tiveram início em 1987 no Brasil. Entre as 52 EJs atualmente cadastradas na Unesp – funcionando em 24 Unidades Universitárias e 18 municípios –, as mais antigas foram fundadas em 1993 e as mais recentes em 2023. Além de estreitar os laços entre a Universidade e a sociedade, as EJs têm o potencial de estimular a formação transdisciplinar dos estudantes e sua preparação para o mundo do trabalho; promover a interação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação; oferecer soluções para demandas socioeconômicas, ambientais e culturais; e somar esforços para o desenvolvimento sustentável e a geração de oportunidades nos mais diversos campos sociais e produtivos. Metodologia e objetivos: Com este relato de experiência a partir dos preceitos do método exploratório e descritivo, visamos compartilhar informações e experiências do processo de institucionalização, acompanhamento e aprimoramento das EJs da Unesp. Resultados: No último período, as ações desenvolvidas na área proporcionaram a regularização do cadastro das EJs e a certificação de seus membros, bem como o desenvolvimento de iniciativas de capacitação em gestão empresarial e apoio material para aquisição de equipamentos e participação em encontros e congressos. Conclusão: No próximo período, espera-se desenvolver novas iniciativas para promover a capacitação dos empresários juniores; contribuir com o intercâmbio, a difusão e o compartilhamento de informações, experiências e práticas de gestão entre as Empresas Juniores; e promover a inovação social e a inovação tecnológica no desenvolvimento de projetos.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4883
PDF

Referências

UNIVERSIDADE Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Portaria nº 48, de 03 de maio de 2022. Dispõe sobre a regulamentação para o credenciamento, supervisão, funcionamento e descredenciamento de Empresa Júnior perante a Unesp. Disponível em: https://sistemas.unesp.br/legislacao-web/. Acessado em: 12 set. 2023.

UNIVERSIDADE Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Pró-reitoria de Extensão Universitária. Núcleo de Empresas Juniores da Unesp. Cartilha das Empresas Juniores da Unesp. São Paulo: NEJunesp, 2008.

UNIVERSIDADE Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura. “Empresas Juniores: apresentação”. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/proex/acoes-da-extensao/empresas-juniores/apresentacao/. Acessado em: 12 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Rodrigo Cesar de Araujo Santos, Antonio Paulo Previtero Júnior (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.