O Centro Intercultural Internacional da USP
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Educação
Cultura
Cooperação acadêmica internacional
Universidade
Boas práticas

Categorias

Como Citar

CARVALHO, Jonathas Miranda de; JORDÃO JUNIOR, Paulo Inácio. O Centro Intercultural Internacional da USP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023072, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4877. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4877. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Inaugurado no dia 18 de novembro de 2021, o Centro Intercultural Internacional (CII) da Universidade de São Paulo é um espaço de exibição da cultura de outros países e polo de atração de afinidades acadêmicas nacionais, internacionais e educativas para toda a comunidade estrangeira e da USP que participam de cursos, palestras e atividades acadêmicas internacionais. Objetivo:.Apresentar a experiência para as demais universidades estaduais paulistas e apoiar o surgimento de centros similares nas instituições parceiras. Metodologia:  A metodologia utilizada é a descrição de como se dá o processo de assinatura de convênios, implantação e funcionamento/manutenção dos corners dos países representados neste espaço interativo intercultural e multimodal para proporcionar uma dinâmica de atividades afins à internacionalização. O projeto é inspirado nos centros de visitantes de outras universidades, como Harvard, Stanford e Davis nos Estados Unidos. Resultados: O Centro Intercultural Internacional hoje oferece suporte ao intercâmbio da USP com o mundo com eventos internacionais, como seminários, oficinas, workshops, exposições sobre a cultura de outros países, além de ser um ponto de encontro para a Comunidade USP. Conclusão: O Centro é fundamental para a política de internacionalização da USP que tem como principais pontos: fortalecer a mobilidade internacional, estabelecer novas parcerias estratégicas, ampliar os acordos, dar visibilidade internacional à USP e oferecer as possibilidades de experiência internacional at home.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4877
PDF

Referências

ALVES, E. Com eventos culturais e acadêmicos, corners da USP incentivam mobilidade internacional dos estudantes. Jornal da USP, São Paulo, 2023, 04 maio 2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/universidade/com-eventos-culturais-e-academicos-corners-da-usp-incentivam-mobilidade-internacional-dos-estudantes/ . Acesso em: 04 set. 2023.

CARVALHO, J. M. Sobre o Centro Intercultural Internacional da USP. USP International Office, São Paulo, 2023, 10 ago. 2023. Disponível em: https://internationaloffice.usp.br/index.php/cii-usp/. Acesso em: 04 set. 2023.

SOARES, E. Representantes do CII da USP falam sobre projeto inovador de internacionalização por meio da cultura. Internacionalização Descentralizada em Foco, Campina Grande, Paraíba, 2023, 30 ago 2023. Disponível em: https://idefufpb.com/2023/08/30/representantes-do-cii-da-usp-falam-sobre-projeto-inovador-de-internacionalizacao-por-meio-da-cultura/ . Acesso em: 04 set. 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Jonathas Miranda de Carvalho, Paulo Inácio Jordão Junior (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.