A memória institucional do Instituto de Economia
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Memória institucional
História

Categorias

Como Citar

ALVES, Rodrigo Coutinho; SILVA, Matheus Leonardo da Costa. A memória institucional do Instituto de Economia. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023173, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4871. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4871. Acesso em: 19 maio. 2024.

Resumo

Introdução: Preservar a memória de uma instituição significa garantir o conhecimento sobre a sua fundação, fatos e atores que trouxeram com êxito a organização aos dias de hoje. Desenvolver e apresentar a história institucional é valorizar todos os esforços feitos por seus pioneiros e sucessores e permitir uma reflexão sobre a trajetória da instituição. Objetivo: O projeto “Memória Institucional do Instituto de Economia/UNICAMP” teve como objetivo levantar informações históricas sobre os principais momentos de construção do Instituto de Economia, desde o início de suas atividades e disponibilizá-las de forma simples e organizada para toda a comunidade interna e sociedade. Metodologia: Para garantir o conhecimento e a divulgação da memória do Instituto de Economia/UNICAMP, priorizou-se o resgate de informações através de registros fotográficos e documentos antigos no Instituto, além de grande contribuição do Sistema de Arquivos da Unicamp/SIARQ. Resultados: Os levantamentos de informações, fotos e momentos da história institucional resultaram em duas divulgações disponíveis no portal da Unidade (www.eco.unicamp.br): i) uma linha do tempo dos Diretores do Instituto de Economia; ii) um registro detalhado de fatos históricos da Unidade, incluindo a proposta de funcionamento do Departamento no IFCH/UNICAMP (1968), a proposta de criação do Instituto de Economia (1984) e a inauguração das instalações próprias em 1986. Conclusão: A organização das informações históricas e a publicação em sítio eletrônico da Unidade, impediram o esquecimento dos fatos e promoveram a memória institucional do Instituto de Economia para conhecimento amplo da comunidade atual e de futuras gerações.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4871
PDF

Referências

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instituto de Economia. História institucional. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/instituto/historia-institucional. Acesso em: 08 set. 2023

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Rodrigo Coutinho Alves, Matheus Leonardo da Costa Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.