Realização de eventos esportivos de corrida e caminhada na Universidade Pública
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Qualidade de vida
Melhora da saúde mental
Atividade física
Inclusão

Categorias

Como Citar

JORGE, Daniel Manzano; URIBE, Raúl Andres Martinez; SILVA, Allan Leon Casemiro da. Realização de eventos esportivos de corrida e caminhada na Universidade Pública: a experiência do Câmpus da Unesp em Tupã/SP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023055, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4868. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4868. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: É senso comum na literatura que a prática regular de atividades físicas tem papel fundamental na prevenção e controle de doenças, na melhoria da qualidade de vida e as universidades interagem com a sociedade em atividades que ultrapassam o ensino e pesquisa. Objetivo: Verificar como a realização de eventos esportivos organizados em uma universidade podem incentivar a prática de atividades físicas pela comunidade interna e externa, bem como a inclusão e visibilidade da instituição, ampliando o alcance de seu objetivo principal e a aproximação com a comunidade. Metodologia: O método utilizado é o estudo de caso com narrativa direta, no qual se apresentam experiências vivenciadas desde a primeira realização do evento. Resultados: Ao longo das seis edições da “Corrida e Caminhada da Unesp/Tupã” realizaram-se diversas experimentações de percurso, época de realização e incorporação de modalidades para pessoas com deficiência. O evento passou a ter maior visibilidade e conseguiu ampliar sua participação social com a arrecadação de caixas de leite para instituições beneficentes do município, isenção de taxa de inscrição para a comunidade unesp (alunos, técnico-administrativos e docentes de qualquer unidade), inscrições gratuitas para crianças e atletas de projetos sociais do município, APAE e residências inclusivas. Conclusão: A realização de eventos desta natureza, combinadas com o aporte de recursos destinados para esta finalidade, permitem que a Universidade amplie seu leque de atendimento às demandas sociais da comunidade interna e externa, promovendo ao longo do tempo um favorecimento da saúde e do bem-estar da comunidade, incentivados por meio da prática esportiva.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4868
PDF

Referências

FAUSTINO, A. M.; NEVES, R. Benefícios da prática de atividade física em pessoas idosas: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 12, n. 5, p. e3012-e3012, 2020.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS (Forproex). Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: [s. n.], 2012. Disponível em: <https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf>. Acesso em 28/09/2023

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Daniel Manzano Jorge, Raúl Andres Martinez Uribe, Allan Leon Casemiro da Silva (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.