O uso do software DSpace como ferramenta de inovação no serviço de indexação e resumos da “Edubase”
Capa do Eixo 2, sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Edubase
Base de dados
Inovação
Indexação

Categorias

Como Citar

SANTOS, Gildenir Carolino; DUARTE, Keite Aparecida. O uso do software DSpace como ferramenta de inovação no serviço de indexação e resumos da “Edubase”. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023001, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4854. Acesso em: 30 maio. 2024.

Resumo

Introdução: No início da década de 90, com a disponibilização da Internet no mundo, surgem o formato online para a disponibilização dos serviços de indexação e resumos, a partir de então ocorre a proliferação de diversas bases online comerciais e acadêmicas, criadas pelas instituições. Do desenvolvimento em computador local à disponibilização via Web, surge o serviço de indexação e resumo oferecidos pela Edubase, por meio do DSpace, um serviço gratuito elaborado pela Universidade Estadual de Campinas. Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever a evolução da Edubase, base de dados dedicada à Educação e áreas afins, desenvolvida pelo bibliotecário do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Metodologia: Ele resulta de uma pesquisa exploratório-descritiva, amparada tematicamente por fontes bibliográficas indexadas na citada base, que será divulgada e disponibilizada à comunidade científica. Resultados: Destaca-se a característica da Edubase por ser uma base que credencia publicações por avaliação do mérito e pela utilização de boas práticas, ampliando o leque de indexadores nacionais.  Conclusão: Com isto, tem-se a Edubase como uma fonte indexadora e de resumos, desde a década de 1990, que preza pela qualidade e divulgação de publicações científicas no seu campo e em áreas afins, como Biblioteconomia e Jornalismo.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4854
PDF

Referências

PASSOS, R.; SANTOS, G. C. A Edubase como mediadora no processo de co-autoria em redes sociais: compartilhando conhecimento na área educacional. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008, Natal. Anais eletrônicos... São Paulo: [s.n], 2008.

SANTOS, G. C. A utilização do software ABCD Library no processo de indexação da Edubase: criação do serviço de indexação compartilhado em educação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 13., 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

SANTOS, G. C.; PASSOS, R. Desenvolvimento de base de dados em educação "EDUBASE", gerenciado pelo software Micro-CDS/ISIS. In: SEMINÁRIO SOBRE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS E CENTROS DE DOCUMENTAÇÃO, 6, 1997, Águas de Lindóia. Anais... São José dos Campos: INPE, 1997. p.127-130.

SANTOS, G. C.; PIETROSANTO, A. G. O acesso em base de dados de economia e educação, pela Internet através da ferramenta WWWIsis. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais eletrônico... Fortaleza: ABC, 1998. p.250-264 v. 3 pt. 3.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Bibliotecas. Edubase. 2015. Disponível em: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/sobre.jsp. Acesso em:20 maio 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Gildenir Carolino Santos, Keite Aparecida Duarte (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.