Capa créditos: Gildenir C. Santos (Canva)

Processo de cicatrização
Terapia por pressão negativa
Sistematização da assistência enfermagem

1.
Lopes CC, Patricio KL, Serraioco PM. Terapia por pressão negativa como escolha do enfermeiro para tratamento de lesões. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 28º de março de 2024];(2):e20224779. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4779

Introdução: A Terapia por Pressão Negativa é um modelo de tratamento capaz de acelerar a cicatrização de lesões através de uma pressão subatmosférica aplicada, promovendo um meio úmido, sucção de exsudato, controle de carga bacteriana, aumento da perfusão tecidual para a área lesionada e aproximação das bordas. Os instrumentos, SAE e POP, elaborados e utilizados pelo enfermeiro, sistematizam e padronizam o cuidado. Objetivos: Compreender a importância da terapia por pressão negativa no tratamento de lesões e quais instrumentos o enfermeiro pode utilizar para o planejamento do cuidado. Descrever o papel da Terapia por Pressão Negativa no processo de cicatrização; Compreender as indicações e contra indicações da TPN; Elaborar um instrumento contemplando a sistematização da assistência de enfermagem; Desenvolver um Procedimento Operacional Padrão para a aplicabilidade da prática. O interesse pela pesquisa surgiu devido ao desejo de estudar métodos que aceleram o processo de cicatrização. Este estudo se torna relevante por abordar uma tecnologia eficiente frente ao tratamento de lesões e pelo conhecimento propagado aos enfermeiros. Método: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, a partir de levantamentos nas bases de dados, Google Scholar, Pubmed, Scielo, Livros. Resultados: No período compreendido de 2006 a 2021, foram identificados 235 artigos, e desses, 65 foram selecionados para leitura e 49 utilizados. Considerações Finais: Este estudo se torna relevante por abordar uma tecnologia eficiente frente ao tratamento de lesões, e pelo conhecimento difundido aos enfermeiros.

Copyright (c) 2022 Caroline Cristina Lopes, Kathlyn Lopes Patricio, Priscila Mengali Serraioco