Capa créditos: Gildenir C. Santos (Canva)

Transexualidade
Atividades Educacionais
Profissionais de Saúde

1.
Anzolin NS, Marques D, Dumaresq L. O conhecimento de estudantes e profissionais de saúde acerca do processo transexualizador. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 28º de março de 2024];(2):e20224772. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4772

Introdução: O Acesso à saúde da população transtravestigenere, ao Processo Transexualizador ou relacionada à alguma necessidade de saúde, ainda apresenta-se de forma desumanizada, desqualificada e violenta. A formação ainda é dada de maneira conservadora, centrada na anatofisiopatologia e na cisgeneridade. Objetivos: Este estudo objetivou avaliar o conhecimento de estudantes e profissionais da área da saúde sobre o Processo Transexualizador, visando implementar e avaliar um curso de curta duração sobre o tema. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção, realizada em duas etapas. A primeira, a criação de um questionário via Google forms, submetido a pré-teste. A segunda, a intervenção em si, sendo a realização de um curso online junto da aplicação do Questionário antes e após o curso, com transmissão via Youtube. Resultados: O curso online, do tipo Workshop, ocorreu em dois dias, com 3h30, via YouTube. O evento teve no total 76 inscritos presentes e 312 visualizações através do Canal da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. Dos 65 inscritos, 52 responderam o questionário antes do evento e 26 após o evento. Desta, foram considerados apenas 21 questionários, que após análise estatística comparativa apresentou os seguintes resultados: a média foi de 5,76, com o mínimo 4,00 e o máximo 8,00, antes do workshop, para 7,76, com mínimo de 5,00 e o máximo 10,00, pós o workshop. A mediana apresentada 6,00 (antes) e 8,00 (depois) demonstra através do p-valor de 0,0001 e com nível de significância de 5%, que os participantes conseguiram compreender os conteúdos ministrados ao longo do Workshop. Conclusões: A estratégia de evento online corrobora para a ampliação e divulgação de temas negligenciados nos cursos ou nos serviços da área da saúde. O conhecimento de estudantes e profissionais de saúde sobre as vulnerabilidades da população transtravestisgenere, possibilitando a garantia ao acesso e à assistência, com qualidade e humanizados.