Potencialidades e fragilidades em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para enfermeiros
Capa créditos: Gildenir C. Santos (Canva)
PDF

Palavras-chave

Estudos de revisão
Enfermagem
Educação em saúde

Como Citar

1.
Santos JGA, Alho AE de O, Maia F de OM, São-João TM. Potencialidades e fragilidades em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para enfermeiros: uma revisão de escopo. CCFEU [Internet]. 30º de novembro de 2022 [citado 28º de março de 2024];(2):e20224775. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/4775

Resumo

Introdução: No processo de ensino-aprendizagem de adultos, novos recursos tecnológicos são progressivamente disponibilizados, incrementando a gama de alternativas para a construção e disseminação do conhecimento e proporcionando interação e conectividade na relação professor-estudante. A criação de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem (AVEA) deve ser adequadamente planejada e fundamentada em princípios educacionais a fim de favorecer a aprendizagem dialógica e contribuir para a formação de opiniões, reflexões e conceitos. O ensino da enfermagem por meio de AVEA merece destaque como estratégia promissora no enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam as populações e seus contextos sociais, especialmente com o advento da pandemia causada pela COVID-19. Objetivos: Mapear e sintetizar as evidências disponíveis relacionadas às potencialidades e fragilidades do uso de AVEA para enfermeiros. Método: Revisão de escopo junto às bases de dados e diretórios acadêmicos: Web of Science, SCOPUS, CINAHL, PUBMED, Lilacs e Scielo; além da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e Epistemonikos. A estratégia de busca utilizou os termos: Health Education, Nursing, Learning, Virtual Learning Environments. Resultados: Após a realização da fase de screening (n=103), 11 artigos foram incluídos. Houve predominância de periódicos da Área de Enfermagem e de autores dos Estados Unidos e Reino Unido. Todos os artigos estavam na língua inglesa. O primeiro data de 2000 e o último, de 2021. Não houve incremento da produção na área diante da pandemia. Houve predomínio de estudos descritivos (63,6%). Aproximadamente 80% relacionam-se à implementação e avaliação de AVEA. Conclusão: Há um predomínio de potencialidades relacionadas ao emprego de AVEA para capacitar enfermeiros, que envolvem a flexibilidade, interações diversas e capacidade de expor-se a uma situação de forma virtual e/ou simulada. As fragilidades apontam para a falta de preparo dos instrutores, de recursos e de suporte técnico.

https://doi.org/10.20396/ccfenf220224775
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Jhonatas Grigorio Alcantara Santos, Ana Elisa de Oliveira Alho, Flávia de Oliveira Motta Maia, Thaís Moreira São-João

Downloads

Não há dados estatísticos.