Abstract
Introdução: Existe evidência de que as crianças em idade escolar carregam estigmas e preconceitos no que diz respeito a questões sociais, de raça e de gênero. Por isso, faz-se necessário explorar essas temáticas com as crianças logo em seus primeiros anos de educação. Objetivo: Relatar estratégias de educação em saúde infantil participativa e com abordagem crítica e reflexiva. Método: Trata-se de relato de experiência sobre a vivência em projeto de extensão universitária intitulado "EducaSaúde: educação lúdica promovendo qualidade de vida na escola”, vinculado à Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. O público do projeto são 40 crianças de 4 a 5 anos matriculadas no Serviço de Promoção Social Paróquia de São Paulo Apóstolo (creche SPES), seus familiares e 20 educadores da creche. Resultados: Para realizar o diagnóstico situacional foram realizadas dinâmicas e rodas de conversa, além de levantamento socio-demográficos e de indicadores locais de saúde. As temáticas para educação em saúde foram definidas em parceria com a creche e considerando as necessidades das crianças e famílias. Além de temas clássicos para a idade, como alimentação saudável, saúde bucal, relações familiares e de temas referentes à pandemia da COVID-19, foram discutidos e planejados encontros sobre bullying e violência, negritude, valorização da diversidade de gênero e étnico-racial. Os encontros são planejados para possibilitar uma aprendizagem significativa e lúdica, por meio de uma postura ativa e reflexiva que envolva os sujeitos e suas realidades socioculturais. Conclusão: A educação emancipatória exige ampliação do olhar sobre as necessidades de saúde e cuidado, em busca da equidade em saúde, social, racial e de gênero. Reforça-se a importância da atuação da enfermagem na educação e promoção à saúde, com relato de experiência exitosa e potencialmente transformadora para os profissionais, estudantes e sociedade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unicamp. Número do CAAE: 53030221.3.0000.5404
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