Fatores de estresse acadêmico
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Estresse psicológico
Sono
Qualidade de vida.

How to Cite

1.
Mendes SS, Martino MMF de. Fatores de estresse acadêmico: repercussões na qualidade de sono e de vida de estudantes do último ano da graduação em enfermagem. CCFEU [Internet]. 2018 Nov. 22 [cited 2024 Jul. 22];(1). Available from: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/31

Abstract

No último ano da graduação há fatores que podem potencializar o estresse, além dos aspectos acadêmicos, os alunos podem vivenciar sentimento de insegurança, inexperiência e competitividade do mercado de trabalho. Identificar os fatores de estresse do ambiente acadêmico e relacionar com o sono e a qualidade de vida. Estudo transversal descritivo, e quantitativo. Participaram 55 discentes do último ano da graduação em enfermagem, de uma instituição privada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, entre maio e junho de 2018. Para análise dos dados foi feita estatística descritiva e coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 2.466.314. Aplicaram-se um questionário para caracterização sócio demográfica, o instrumento Escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE), Questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e o Questionário WHOQOL-bref. A média de idade foi 32,09 anos, 80% sexo feminino e 74,54% trabalhavam. A correlação entre o escore total do PSQI e os domínios da escala AEEE, demonstrou uma relação positiva e forte para o domínio gerenciamento de tempo (r=0,54; p<0,001), moderada para realização das atividades práticas (r= 0,38; p=0,003), comunicação profissional (r=0,34; p=0,009), formação profissional (r= 0,35; p=0,007), atividade teórica (r=0,44; p<0,001) e fraca para o domínio ambiente (r=0,20; p=0,127). Foram observadas uma correlação negativa e de forte magnitude dos domínios físico, psicológico e de ambiente do Whoqol com o domínio gerenciamento de tempo do AEEE, bem como correlação negativa e moderada desses mesmos domínios do Whoqol com os seguintes domínios do AEEE: realização de atividades práticas, comunicação profissional, ambiente, formação profissional e atividade teórica. A medida que houve aumento da exposição aos fatores do estresse acadêmico relacionado às dificuldades de gerenciamento do tempo, da vida acadêmica, pessoal, familiar e social, bem como as novas situações vivenciadas em campo de estágio e aspectos relacionados a futura vida profissional, houve uma maior potencialidade para aumentar o escore do PSQI e diminuir os escores dos domínios do Whoqol, podendo levar a redução da qualidade do sono e de vida dos estudantes.

https://doi.org/10.20396/ccfenf1201831
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

Downloads

Download data is not yet available.