Abstract
A literatura de enfermagem é silenciosa em relação ao cuidado a crianças com incongruência de gênero, o que contribui para incertezas sobre como interagir com elas e suas famílias. É importante a criação de um instrumento para guiar o enfermeiro na consulta e implementar o processo de enfermagem a família. Apresentar a experiência da construção de instrumento para consulta de enfermagem a família da criança com incongruência de gênero em ambulatório de hospital universitário. A elaboração do instrumento foi baseada no Modelo Calgary de Avaliação Familiar, apoiada na taxonomia dos diagnósticos, intervenções e resultados da Associação Norte Americana de Diagnósticos de Enfermagem, entre outubro de 2017 e março de 2018. O instrumento inicia com a descrição do motivo da consulta e apreende o discurso familiar. Na avaliação estrutural, realiza-se caracterização da família por meio do genograma e ecomapa, que compreende a estrutura interna. Na estrutura externa, são elencados os laços sociais da criança. A avaliação do desenvolvimento relata o ciclo vital da família. A avaliação funcional descreve o cotidiano e como membros da família enfrentam situações de exposição de emoções e sentimentos decorrentes das mudanças comportamentais da criança. Ao final são apresentados os diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. A utilização desse instrumento possibilitou ao enfermeiro a avaliação dos pontos fortes e o reconhecimento dos problemas familiares, embasando a tomada de decisão e o estabelecimento do processo de enfermagem. A contribuição desse estudo para a prática clínica é direcionar o cuidado e fortalecer a participação do enfermeiro nesse tipo de ambulatório.
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