Abstract
Promover a saúde da população com algum tipo de deficiência auditiva representa um desafio para os profissionais nos diferentes níveis de atenção à saúde. Caracterizar os temas de saúde contidos em vídeos on-line divulgados na linguagem brasileira de sinais (LIBRAS). Revisão sistematizada de vídeos on-line, descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa no período de julho a agosto de 2018 no sítio do YouTube®. Adotou-se a estratégia de busca "LIBRAS" e “Saúde” com o filtro "tipo de resultado", escolhendo-se apenas os resultados "vídeos", “alta resolução” e com restrição ao último ano em “data de upload”. Foram identificados inicialmente 3.410 vídeos on-line. Realizou-se o cálculo amostral com um grau de confiança 95% e margem de erro 5%, resultando em 346 vídeos a serem analisados. Excluíram-se aqueles que não se referiam à temática de saúde, não empregavam LIBRAS, usavam outros sistemas de linguagem de sinais ou leitura labial, apresentavam duplicata, enfatizavam a formação de profissionais de saúde em LIBRAS, configuravam “sinalários” (semelhantes a um glossário com uma ou mais expressões de uma determinada linguagem de sinais), eram vinhetas comerciais e ou publicitárias para cursos em LIBRAS, vídeos de notícias ou séries sem relação à promoção da saúde. A amostra final foi constituída por 46 vídeos on-line. Emergiram 33 temas de saúde, em seis domínios: cuidados com o corpo biológico (n=11, 33,33%), compreensão dos sistemas e acesso a serviços de saúde (n=8, 24,24%), bem-estar e saúde mental (n=6, 18,18%), família e cuidados compartilhados (n=5, 15,15%), e outros assuntos (n=3, 9,09%). Houve repetição de temas em um mesmo vídeo analisado. Respeitaram-se as premissas da Resolução 510/2012 sobre o uso de materiais de domínio público na Internet. Evidencia-se uma ênfase na saúde individual e na incorporação de comportamentos saudáveis, bem como uma melhor adesão aos programas e ações nos diferentes níveis de atenção à saúde pelas pessoas com diferentes tipos de deficiência auditiva.
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