A construção de cenários simulados com situações de emergências para os treinamentos de professores e funcionários no ambiente escolar
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Keywords

Escola
Treinamento de professores
Alunos.

How to Cite

1.
Moraes ES dos S. A construção de cenários simulados com situações de emergências para os treinamentos de professores e funcionários no ambiente escolar. CCFEU [Internet]. 2019 May 5 [cited 2024 Jul. 22];(1). Available from: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/1508

Abstract

Relatar a experiência da utilização de cenários simulados para o treinamento de professores e funcionários no ambiente escolar. Estudo descritivo e exploratório, realizado em uma escola de educação infantil no município de Campinas que atende cerca de 800 crianças de zero a seis anos. Foram criados três cenários de simulação de emergências utilizando atores, maquiagens para ferimentos e situações cotidianas de possíveis emergências que possam a vir ocorrer no ambiente escolar como: ferimentos, fraturas, engasgo, convulsões e parada cardiorrespiratória. O cenário 1 referia-se a uma criança de aproximadamente quatro anos, brincando no pátio da escola, quando então ela tropeça e cai, fazendo uma fratura exposta no braço esquerdo, não bate a cabeça e fica sentada no chão gritando e chorando muito. O cenário 2 referia-se a um aluno, que está com várias blusas, relatando frio, seguindo a caminho da diretoria dizendo que está com muita febre e que vai pedir uma medicação para diretora, quando de repente ele cai e começa a convulsionar. E o cenário 3 são dois alunos brincando no refeitório quando de repente um deles engasga, inicialmente com tosse e após não consegue mais tossir, o colega tenta bater nas costas, sem sucesso para desengasgar e a vítima desmaia evoluindo para uma parada cardiorrespiratória. Os atores dos cenários foram os bolsistas do projeto de extensão universitária “Primeiros Socorros na Escola” e alunos do curso de graduação em enfermagem. Cada cena durou em média 10 minutos. Participaram do treinamento com duração de duas horas, 150 professores e funcionários, dois participantes voluntariavam-se para as simulações de atendimentos em cada cenário, com duração aproximada de cinco minutos. Ao final do cenário todos os participantes discutiram as situações e foram ensinados a proceder corretamente nestas situações de emergências. A utilização de simulação realística com atores para treinamentos em emergências contribui positivamente para o ensino de conhecimentos e habilidades nos atendimentos de emergências para leigos.

https://doi.org/10.20396/ccfenf120181508
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