Fatores de estresse acadêmico
PDF

Palavras-chave

Estresse psicológico
Sono
Qualidade de vida.

Como Citar

1.
Mendes SS, Martino MMF de. Fatores de estresse acadêmico: repercussões na qualidade de sono e de vida de estudantes do último ano da graduação em enfermagem. CCFEU [Internet]. 22º de novembro de 2018 [citado 20º de abril de 2024];(1). Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/ccfenf/article/view/31

Resumo

No último ano da graduação há fatores que podem potencializar o estresse, além dos aspectos acadêmicos, os alunos podem vivenciar sentimento de insegurança, inexperiência e competitividade do mercado de trabalho. Identificar os fatores de estresse do ambiente acadêmico e relacionar com o sono e a qualidade de vida. Estudo transversal descritivo, e quantitativo. Participaram 55 discentes do último ano da graduação em enfermagem, de uma instituição privada na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, entre maio e junho de 2018. Para análise dos dados foi feita estatística descritiva e coeficiente de correlação de Spearman. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 2.466.314. Aplicaram-se um questionário para caracterização sócio demográfica, o instrumento Escala para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem (AEEE), Questionário Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e o Questionário WHOQOL-bref. A média de idade foi 32,09 anos, 80% sexo feminino e 74,54% trabalhavam. A correlação entre o escore total do PSQI e os domínios da escala AEEE, demonstrou uma relação positiva e forte para o domínio gerenciamento de tempo (r=0,54; p<0,001), moderada para realização das atividades práticas (r= 0,38; p=0,003), comunicação profissional (r=0,34; p=0,009), formação profissional (r= 0,35; p=0,007), atividade teórica (r=0,44; p<0,001) e fraca para o domínio ambiente (r=0,20; p=0,127). Foram observadas uma correlação negativa e de forte magnitude dos domínios físico, psicológico e de ambiente do Whoqol com o domínio gerenciamento de tempo do AEEE, bem como correlação negativa e moderada desses mesmos domínios do Whoqol com os seguintes domínios do AEEE: realização de atividades práticas, comunicação profissional, ambiente, formação profissional e atividade teórica. A medida que houve aumento da exposição aos fatores do estresse acadêmico relacionado às dificuldades de gerenciamento do tempo, da vida acadêmica, pessoal, familiar e social, bem como as novas situações vivenciadas em campo de estágio e aspectos relacionados a futura vida profissional, houve uma maior potencialidade para aumentar o escore do PSQI e diminuir os escores dos domínios do Whoqol, podendo levar a redução da qualidade do sono e de vida dos estudantes.

https://doi.org/10.20396/ccfenf1201831
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP

Downloads

Não há dados estatísticos.