Artigo publicado na ETD é destaque com o tema "Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil"

Autores

  • Mateus Vicente Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Escola sem partido. Escola pública.

Resumo

O artigo mais acessado da ETD - Educação Temática Digital - no ano de 2017 foi: “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil” de Elvis Patrik Katz e Andresa Silva da Costa Mutz. Um tema muito discutido em meio às Ciências Humanas, pelo caráter de emergência do assunto. É colocado como objeto central, a escola, mais especificamente a escola como razão de disputa. A instituição escolar e seus docentes vem sendo fortemente atacados nas últimas décadas. Isso mostra o grau de importância da escola como instituição central para o desenvolvimento social. Devido aos ataques e a suposta “crise na educação” (falamos aqui numa estrutura pré-reforma discutida em 2016) diversos âmbitos da sociedade sentiram a necessidade de colocar em pauta e rediscutir os sentidos da educação. Estamos falando de um período de ataque não só às escolas do país, mas a ascensão de um governo que está mais direcionado à esquerda política. Neste cenário surge o movimento Escola Sem Partido a fim de reestruturar e dar sentido à instituição escola. Sua proposta inicial, em 2004, é defender a instituição da chamada “doutrinação marxista” que o governo vigente na época, supostamente, trazia consigo. O projeto cita uma tal “hegemonia de esquerda” que dominava a educação devido a ascensão do governo petista à partir de 2002.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Vicente, Universidade Estadual de Campinas

Graduando no curso de Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas.

Referências

KATZ, Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil”. ETD - Educação Temática Digital. v. 19. Número Especial. 2017. p. 184-205.

LIB NEO, José Carlos. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro, 2 ed. p. 23-52, 2007.

VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro, 2 ed. p. 97-118, 2007.

Downloads

Publicado

2017-10-17

Como Citar

VICENTE, M. Artigo publicado na ETD é destaque com o tema "Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil". Boletim Técnico do PPEC, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 4 p., 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/boletins/index.php/ppec/article/view/9119. Acesso em: 25 out. 2021.

Edição

Seção

Post