Resumo
O artigo mais acessado da ETD - Educação Temática Digital - no ano de 2017 foi: “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil” de Elvis Patrik Katz e Andresa Silva da Costa Mutz. Um tema muito discutido em meio às Ciências Humanas, pelo caráter de emergência do assunto. É colocado como objeto central, a escola, mais especificamente a escola como razão de disputa. A instituição escolar e seus docentes vem sendo fortemente atacados nas últimas décadas. Isso mostra o grau de importância da escola como instituição central para o desenvolvimento social. Devido aos ataques e a suposta “crise na educação” (falamos aqui numa estrutura pré-reforma discutida em 2016) diversos âmbitos da sociedade sentiram a necessidade de colocar em pauta e rediscutir os sentidos da educação. Estamos falando de um período de ataque não só às escolas do país, mas a ascensão de um governo que está mais direcionado à esquerda política. Neste cenário surge o movimento Escola Sem Partido a fim de reestruturar e dar sentido à instituição escola. Sua proposta inicial, em 2004, é defender a instituição da chamada “doutrinação marxista” que o governo vigente na época, supostamente, trazia consigo. O projeto cita uma tal “hegemonia de esquerda” que dominava a educação devido a ascensão do governo petista à partir de 2002.Referências
KATZ, Elvis Patrik; MUTZ, Andresa Silva da Costa. “Escola sem partido – produção de sentidos e disputas em torno do papel da escola pública no Brasil”. ETD - Educação Temática Digital. v. 19. Número Especial. 2017. p. 184-205.
LIB NEO, José Carlos. A escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro, 2 ed. p. 23-52, 2007.
VEIGA-NETO, Alfredo. Pensar a escola como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da Modernidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). A escola tem futuro, 2 ed. p. 97-118, 2007.
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