Etologia na comunicação de significados simbólicos musicais
PDF

Palavras-chave

Sentido musical
Emoção musical
Comunicação não verbal

Como Citar

PENHA, Bernardo; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. Etologia na comunicação de significados simbólicos musicais. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 20, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/173. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A Etologia é uma ciência que estuda o comportamento de animais (incluindo humanos) de modo a obter informações sobre seu estado emocional através da observação de seus padrões de comportamentos, gestos e expressões. Tal ferramenta pode ser utilizada no estudo da emoção evocada pela música, tanto com relação à escuta quanto à performance musical. Este trabalho apresenta o desenvolvimento teórico atual de uma pesquisa de doutorado que investiga os possíveis significados musicais gerados a partir de manipulações de elementos sonoros, em termos de significados expressados e/ou percebidos, bem como os consequentes efeitos emergentes nos ouvintes, por meio dos significados evocados. Este trabalho relaciona a abordagem da psicologia analítica, sobre os símbolos e o inconsciente, com a abordagem da etologia, sobre a comunicação animal, em relação aos processos cognitivos e neurais, e os efeitos comportamentais provocados pela música no organismo do ouvinte.

PDF

Referências

Brandt, A. (2009). Music and the abstract Mind. The Journal of Music and Meaning, v. 7.

Clayton, M., Sager, R., Will, U. (2005). In time with the music: the concept of entrainment and its significance

for ethnomusicology. European meetings in ethnomusicology. v. 1 1. Romanian Society for

Ethnomusicology.

Damásio, A. (1999). O Mistério da Consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo.

Companhia das Letras.

Damásio, António. (2001). Fundamental Feelings. Nature, v. 413. Macmillan Publishers Limited.

David, C. M. O. (2006/2007). Objeto Sonoro em Freud. Psicanalise & Barroco - Revista de Teoria

Psicanalitica, v. 07, Juiz de Fora.

Eschen, J. Th. (2002). Analytical Music Therapy. Jessica Kingsley Publishers.

Garcia-Roza, L. A. (2009). Freud e o inconsciente. 24a. Edição, Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editor.

Green, J. (2010). Understanding the Score: Film music communicating to and influencing the audience.

University of Illinois Press. Journal of Aesthetic Education, v. 44, n. 4, pp. 81-94.

Huron, David. (2012c). Understanding music-related emotion: Lessons from ethology. In: E. Cambouropoulos,

C. Tsougras, P. Mavromatis & K. Pastiadis. Proceedings of the 12th International Conference on Music

Perception and Cognition. Thessaloniki, Greece: ESCOM, pp. 473-482.

Huron, D., Yim, G. & Chordia, P. (2010). The effect of pitch exposure on sadness judgments: An association

betwen sadness and lower-than-normal pitch. In S.M. Demorest, S.J. Morrison, P.S. Campbell. Proceedings

of the 11th International Conference on Music Perception and Cognition. Seattle, Washington. pp. 63-66.

Huron, D., & Davis, M. (2010b). The effect of scale degree modifications on average interval size. In S.M.

Demorest, S.J. Morrison, & P.S. Campbell (Eds.), Proceedings of the 11th International Conference for

Music Perception and Cognition. Seattle, Washington.

Huron, D. (2008). A comparison of average pitch height and interval size in major- and minor-key themes:

Evidence consistent with affect-related pitch prosody. Empirical Musicology Review, n. 3 (2), pp. 59-63.

Jung, C. G. (2008). O Homem e seus Simbolos. 6 Edição. Rio de Janeiro. Editora Nova Fronteira S.A.

Jung, C. G. (2002). Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. 2a

Edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Ltda.

Juslin, P., Laukka, P. (2003). Communication of Emotions in Vocal Expression and Music Performance:

Different Channels, Same Code? Psychological Bulletin, v. 129, n. 5, pp. 770–814.

Nebenzahl, B. F. (2000). The Narative Power of Sound: Symbolism, emotion & meaning conveyed through the

Interplay of sight and sound in Terrence Malick´s Days of Heaven. Los Angeles, University of California.

Panksepp, J. (2009-2010). The emotional antecedents to the evolution of music and language. Musicœ Scientiœ.

Special Issue, pp. 229-259.

Panksepp, J., Bernatzky, G. (2002). Emotional sounds and the brain: the neuro-affective foundations of musical

appreciation. Behavioural Processes 60, pp. 133-155.

Patel, A. (2008). Music, Language, and the Brain. Oxford University Press, USA.

Reznikoff, I. (2004/2005). On Primitive Elements of Musical Meaning. The Journal of Music and Meaning, v. 3,

Fall, Section 2.

Schäfer, T., Sedlmeier, P., Städtler, C., Huron, D. (2013). The Psychological functions of music listening.

Frontiers in Psychology.

Scherer, K., Coutinho, E. (2013). How music creates emotion: a multifactorial process approach. In: Cochrane,

T., Fantini, B., & Scherer, K.R. The emotional power of music. Oxford University Press.

Schlaug, G. et al. (2013). Effects of voice on emotional arousal. Frontiers in Psychology. v. 4, n. 675.

Solanki, M. S., Zafar, M., Rastogi, R. (2013). Music as a Therapy: Role in psychiatry. Asian Journal of

Psychiatry, pp.193-199.

Trehub, S., Hannon, E., Schachner, A. (2010). Perspectives on music and affect in the early years. In: Juslin, P.

N., Handbook of Music and Emotion: Theory, Research, Applications. Oxford University Press.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.