Significado musical e inferências lógicas a partir da perspectiva do pragmatismo peirceano
PDF

Palavras-chave

Abdução
Significado musical
Expectativa musical
Estrutura musical
Escuta musical

Como Citar

OLIVEIRA, Luis Felipe; HASELAGER, Willem F.G.; MANZOLLI, Jôntas; GONZALEZ, Maria E.Q. Significado musical e inferências lógicas a partir da perspectiva do pragmatismo peirceano. NICS Reports, Campinas, SP, v. 2, n. 4, p. 1–14, 2013. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/19. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

Posteriormente, descrevemos a teoria da expectativa musical de David Huron, a qual traz dados experimentais e fatos biológicos à cena. Ainda que essas duas teorias deixem espaço para o fenômeno da geração de hipóteses na escuta musical significativa, elas não explicam como tal fenômeno ocorreria em termos biológicos, psicológicos ou lógicos. Nesse sentido, passamos a considerar a natureza do raciocínio abdutivo e seu papel na aquisição de conhecimento. Finalmente, apresentamos alguns exemplos que buscam ilustrar como a abdução pode complementar logicamente o entendimento atual sobre significado musical.

PDF

Referências

Aiken, H. D. (1947). A criticism of mrs. langer’s review of the enjoyment of

the arts. Philosophy and Phenomenological Research 7, No.4, 667–671.

Aiken, H. D. (1951). The aesthetic relevance of belief. The Journal of

Aesthetics and Art Criticism 9 (4), 301–315.

Boden, M. A. (1994). What is creativity. In M. A. Boden (Ed.), Dimensions

of creativity, pp. 75–117. London: MIT Press.

Frijda, N. (1986). The emotions. Cambridge: Cambridge University Press.

Frijda, N. (1987). Emotion, cognitive structure, and action tendency. Cognition & Emotion 1 (2), 115–143.

Gonzalez, M. E. Q. & W. F. G. Haselager (2005). Creativity: Surprise and

abductive reasoning. Semiotica 153 (1/4), 325–341.

Hanslick, E. (1986). On the Musically Beautiful. Indianapolis: Hackett.

Huron, D. (2006). Sweet anticipation: music and the psychology of expectation. Cambridge, MA: The MIT Press.

Koffka, K. (1935). Principles of gestalt psychology. New York: Harcourt,

Brace & Co.

Kubovy, M. (2001). Gestalt psychology. In R. Wilson & F. Keil (Eds.), The

MIT Encyclopedia of Cognitive Sciences, pp. 346–349. Cambridge, MA:

The MIT Press.

Meyer, L. B. (1956). Emotion and Meaning in Music. Chicago: Chicago

University Press.

Scherer, K. & P. Ekman (1984). Approaches to emotion. Hillsdale, NJ:

Erlbaum.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.