Conceitos etológicos na comunicação de significados simbólicos musicais
PDF

Palavras-chave

Significado musical
Emoções
Comunicação não verbal

Como Citar

PENHA, Bernardo; NOVO JÚNIOR, José Eduardo Fornari. Conceitos etológicos na comunicação de significados simbólicos musicais. NICS Reports, Campinas, SP, v. 6, n. 21, p. 1–8, 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/pas/index.php/nicsreports/article/view/183. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A etologia é um subcampo da Zoologia que estuda o comportamento, os gestos e padrões de expressão animais, a fim de obter informações sobre seus estados emocionais. Estas ideias podem ser utilizadas para o estudo das emoções evocadas pela música, em termos da escuta e performance musicais. Esse trabalho investiga a ocorrência de significados musicais gerados por meio da manipulação de objetos sonoros (em termos de de significados expressados ou percebidos), assim como seus efeitos decorrentes nos ouvintes, tais como as emoções evocadas. Esse artigo tem como objetivo relacionar a abordagem da psicologia analítica sobre os símbolos e a mente inconsciente, com os princípios da etologia sobre a comunicação animal (incluindo humanos), em relação aos processos cognitivos, emocionais e comportamentais referentes à escuta de música.

PDF

Referências

BRANDT, A. Music and the abstract Mind. The Journal of Music and Meaning, v. 7, 2009.

CLAYTON, M., SAGER, R., WILL, U. In time with the music: the concept of entrainment

and its significance for ethnomusicology. In: EUROPEAN MEETINGS IN

ETHNOMUSICOLOGY (11.), 2005. Proceedings of the European Meetings in

Ethnomusicology. Romanian Society for Ethnomusicology, 2005.

DAMÁSIO, A. O Mistério da Consciência: Do corpo e das emoções ao conhecimento de si.

São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

DAMÁSIO, A. Fundamental Feelings. Nature, v. 413, 2001.

DAVID, C. M. O. Objeto Sonoro em Freud. Psicanálise & Barroco - Revista de Teoria

Psicanalítica, v. 7, Juiz de Fora, MG, 2006/2007.

ESCHEN, J. Th. Analytical Music Therapy. Jessica Kingsley Publishers, 2002.

GARCIA-ROZA, L. A. Freud e o inconsciente. 24a. Edição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar

Editor, 2009.

GREEN, J. Understanding the Score: Film music communicating to and influencing the

audience. University of Illinois Press. Journal of Aesthetic Education, v. 44, n. 4, pp. 81-94,

HURON, David. Understanding music-related emotion: Lessons from ethology. In:

CAMBOUROPOULOS, E., TSOUGRAS, C., MAVROMATIS, P., & PASTIADIS, K.

Proceedings of the 12th International Conference on Music Perception and Cognition.

Thessaloniki, Greece: 2012c, pp. 473-482.

HURON, D., YIM, G. & CHORDIA, P. The effect of pitch exposure on sadness judgments:

An association between sadness and lower-than-normal pitch. In DEMOREST, S. M.,

MORRISON, S. J., CAMPBELL, P. S. Proceedings of the 11th International Conference on

Music Perception and Cognition. Seattle, Washington: 2010. pp. 63-66.

HURON, D., & DAVIS, M. The effect of scale degree modifications on average interval size.

In: DEMOREST, S. M., MORRISON, S. J., & CAMPBELL, P.S. Proceedings of the 11th

International Conference for Music Perception and Cognition. Seattle, Washington: 2010b.

HURON, D. A comparison of average pitch height and interval size in major- and minor-key

themes: Evidence consistent with affect-related pitch prosody. Empirical Musicology Review,

v. 3, n. 2, pp. 59-63, 2008.

JUNG, C. G. O Homem e seus Símbolos. 6a

Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira

S.A., 2008.

JUNG, C. G. Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo. 2a

Edição. Petrópolis, RJ: Editora

Vozes Ltda, 2002.

JUSLIN, P., LAUKKA, P. Communication of Emotions in Vocal Expression and Music

Performance: Different Channels, Same Code? Psychological Bulletin, v. 129, n. 5, pp. 770–

, 2003.

NEBENZAHL, B. F. The Narative Power of Sound: Symbolism, emotion & meaning

conveyed through the Interplay of sight and sound in Terrence Malick´s Days of Heaven.

University of California, Los Angeles, 2000.

PANKSEPP, J. The emotional antecedents to the evolution of music and language. Musicœ

Scientiœ. Special Issue, pp. 229-259, 2009/2010.

PANKSEPP, J., BERNATZKY, G. Emotional sounds and the brain: the neuro-affective

foundations of musical appreciation. Behavioral Processes,v. 60, pp. 133-155, 2002.

PATEL, A. Music, Language, and the Brain. Oxford, USA: Oxford University Press, 2008.

REZNIKOFF, I. On Primitive Elements of Musical Meaning. The Journal of Music and

Meaning, v. 3, Fall, Section 2, 2004/2005.

SCHÄFER, T., SEDLMEIER, P., STÄDTLER, C., HURON, D. (2013). The Psychological

functions of music listening. Frontiers in Psychology.

SCHERER, K., COUTINHO, E.. How music creates emotion: a multifactorial process

approach. In: The emotional power of music. Oxford University Press, 2013.

SCHLAUG, G. et al. Effects of voice on emotional arousal. Frontiers in Psychology, v. 4, n.

, 2013.

SOLANKI, M. S., ZAFAR, M., RASTOGI, R. Music as a Therapy: Role in psychiatry. Asian

Journal of Psychiatry, pp.193-199, 2013.

TREHUB, S., HANNON, E., SCHACHNER, A. Perspectives on music and affect in the early

years. 2010.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2017 NICS Reports

Downloads

Não há dados estatísticos.