Banner Portal
Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Ensino. Educação problematizadora. Enfermagem psiquiátrica

Como Citar

CAMPOS, Claudinei Jose Gomes. Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 183–183, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8493. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Percebemos na atualidade, o uso de metodologias problematizadoras no ensino. Objetivamos com este trabalho, apresentar um relato de experiência desenvolvido junto a um grupo de estudantes do 5o Semestre de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UNICAMP, no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica, aplicando a estratégia da problematização com algumas adequações. Dentre os eixos teóricos norteadores utilizados no desenvolvimento da citada disciplina, a sistematização da assistência em enfermagem psiquiátrica apresenta-se como eixo transversal e os conteúdos teóricos/práticos como eixos de incidência verticalizada, propiciando assim ao aluno um fio condutor para o desenvolvimento e busca dos conhecimentos necessários. No processo da problematização os alunos detectam uma realidade determinada e tomam consciência crítica desta, avaliam os aspectos de sua existência, especialmente sua razão de ser, além de questioná-la. A teorização e o retorno ao campo prático para colocar o aprendizagem em ato modificador completam o ciclo. Destacamos neste processo o caráter dinâmico e de compartilhamento mútuo dos conhecimentos por meio de uma “assembléia” e das supervisões de cunho tutorial.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Claudinei Jose Gomes Campos

Downloads

Não há dados estatísticos.