Banner Portal
Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Ensino. Educação problematizadora. Enfermagem psiquiátrica

How to Cite

CAMPOS, Claudinei Jose Gomes. Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 183–183, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8493. Acesso em: 31 aug. 2024.

Abstract

Percebemos na atualidade, o uso de metodologias problematizadoras no ensino. Objetivamos com este trabalho, apresentar um relato de experiência desenvolvido junto a um grupo de estudantes do 5o Semestre de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UNICAMP, no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica, aplicando a estratégia da problematização com algumas adequações. Dentre os eixos teóricos norteadores utilizados no desenvolvimento da citada disciplina, a sistematização da assistência em enfermagem psiquiátrica apresenta-se como eixo transversal e os conteúdos teóricos/práticos como eixos de incidência verticalizada, propiciando assim ao aluno um fio condutor para o desenvolvimento e busca dos conhecimentos necessários. No processo da problematização os alunos detectam uma realidade determinada e tomam consciência crítica desta, avaliam os aspectos de sua existência, especialmente sua razão de ser, além de questioná-la. A teorização e o retorno ao campo prático para colocar o aprendizagem em ato modificador completam o ciclo. Destacamos neste processo o caráter dinâmico e de compartilhamento mútuo dos conhecimentos por meio de uma “assembléia” e das supervisões de cunho tutorial.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Claudinei Jose Gomes Campos

Downloads

Download data is not yet available.