Banner Portal
Uma odisseia no espaço
PDF

Palavras-chave

Educação infantil
Papel do professor
Curiosidade infantil
Sistema solar

Como Citar

NUNES, Isabella Franceschini; ROSELL, Adriana de Fátima Moraes; BERNARDES, Rosemeire. Uma odisseia no espaço. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220020, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17726. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: Este trabalho nasceu da curiosidade das crianças diante de um quadro exposto na rampa da nossa escola sobre o sistema solar, e que inclusive leva o nome da turma, Turma dos Planetas. Observamos o interesse não apenas de uma criança, mas toda a sala estava envolvida com o assunto, as perguntas eram frequentes e, à medida que eram respondidas, a curiosidade dos pequenos crescia. Percebemos que era de interesse comum, ou seja, a criança voltava para a roda para explicar aos amigos suas descobertas. Dessa forma, resolvemos conversar e propor às crianças um projeto que contemplasse o interesse da turma e eles prontamente aceitaram a ideia. Metodologia: Este projeto visa, através de uma viagem lúdica, conhecer e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas, suas características, diferenças e sua importância. Faremos isso através do uso de livros, mapas, materiais recicláveis, jogos, pesquisa com a família, pesquisa em sala, atividades com pinturas, músicas, fotos, brincadeiras, quebra-cabeça, etc. Resultados: Respeitar a curiosidade das crianças e trabalhar de acordo com o interesse delas é o papel do professor. Segundo o Referencial Curricular para educação infantil é “função do professor considerar, como ponto de partida para sua ação educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas” (vol. 1, p.33). Proporcionar uma aprendizagem significativa em que a criança possa relacionar com sua vida, respeitando sua individualidade e conhecimentos prévios é fundamental para que ela construa mais conhecimento. Através de uma viagem lúdica conheceremos um pouco sobre o nosso sistema solar, os planetas, nossa casa (Terra) e um pouco da nossa cultura. Acreditar na criança como autor do seu conhecimento faz com que nosso trabalho parta inicialmente dos conhecimentos prévios da criança e depois ofereça novas formas de conhecimento. Conclusão: Através do desenvolvimento do tema, nosso objetivo é criar possibilidades para que as crianças conheçam um pouco mais sobre o nosso sistema solar, suas curiosidades, problemas e funcionamento, assim como os planetas, estrelas e outros corpos celestes. Além de reconhecer a importância do nosso planeta Terra e como cuidar e preservar para que possamos viver em harmonia com ele.

PDF

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Isabella Franceschini Nunes, Adriana de Fátima Moraes Rosell, Rosemeire Bernardes

Downloads

Não há dados estatísticos.