Banner Portal
Uma odisseia no espaço
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Educação infantil
Papel do professor
Curiosidade infantil
Sistema solar

How to Cite

NUNES, Isabella Franceschini; ROSELL, Adriana de Fátima Moraes; BERNARDES, Rosemeire. Uma odisseia no espaço. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 8.Eixo 2, p. e0220020, 2023. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/17726. Acesso em: 22 jul. 2024.

Abstract

Introdução/Objetivo: Este trabalho nasceu da curiosidade das crianças diante de um quadro exposto na rampa da nossa escola sobre o sistema solar, e que inclusive leva o nome da turma, Turma dos Planetas. Observamos o interesse não apenas de uma criança, mas toda a sala estava envolvida com o assunto, as perguntas eram frequentes e, à medida que eram respondidas, a curiosidade dos pequenos crescia. Percebemos que era de interesse comum, ou seja, a criança voltava para a roda para explicar aos amigos suas descobertas. Dessa forma, resolvemos conversar e propor às crianças um projeto que contemplasse o interesse da turma e eles prontamente aceitaram a ideia. Metodologia: Este projeto visa, através de uma viagem lúdica, conhecer e explorar o sistema solar, conhecendo os planetas, suas características, diferenças e sua importância. Faremos isso através do uso de livros, mapas, materiais recicláveis, jogos, pesquisa com a família, pesquisa em sala, atividades com pinturas, músicas, fotos, brincadeiras, quebra-cabeça, etc. Resultados: Respeitar a curiosidade das crianças e trabalhar de acordo com o interesse delas é o papel do professor. Segundo o Referencial Curricular para educação infantil é “função do professor considerar, como ponto de partida para sua ação educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas” (vol. 1, p.33). Proporcionar uma aprendizagem significativa em que a criança possa relacionar com sua vida, respeitando sua individualidade e conhecimentos prévios é fundamental para que ela construa mais conhecimento. Através de uma viagem lúdica conheceremos um pouco sobre o nosso sistema solar, os planetas, nossa casa (Terra) e um pouco da nossa cultura. Acreditar na criança como autor do seu conhecimento faz com que nosso trabalho parta inicialmente dos conhecimentos prévios da criança e depois ofereça novas formas de conhecimento. Conclusão: Através do desenvolvimento do tema, nosso objetivo é criar possibilidades para que as crianças conheçam um pouco mais sobre o nosso sistema solar, suas curiosidades, problemas e funcionamento, assim como os planetas, estrelas e outros corpos celestes. Além de reconhecer a importância do nosso planeta Terra e como cuidar e preservar para que possamos viver em harmonia com ele.

PDF (Português (Brasil))

References

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Isabella Franceschini Nunes, Adriana de Fátima Moraes Rosell, Rosemeire Bernardes

Downloads

Download data is not yet available.