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Planejamento estratégico – a experiência da UNICAMP
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Palavras-chave

Gestão estratégica. Planejamento estratégico. Avaliação institucional.

Como Citar

PIRES, Fátima. Planejamento estratégico – a experiência da UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 85–85, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8098. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O objetivo é apresentar os principais resultados e lições aprendidas no processo de implantação do Planejamento Estratégico na UNICAMP. O Planejamento Estratégico (PLANES) da UNICAMP é um processo acadêmico/ administrativo dinâmico cujo objetivo central é ampliar o horizonte da gestão da Universidade. Este processo envolve os diversos atores institucionais no estabelecimento de prioridades de médio e longo prazo e na formulação e implantação de políticas que levem à realização destas prioridades. O PLANES Fase II se iniciou em 2002 envolvendo discussões locais, formulação de estratégias nos diversos níveis de atuação da UNICAMP e ampla participação dos colegiados institucionais. Sua estrutura formal foi aprovada em 2004 pelo CONSU (Deliberação CONSU 405/04). Parte da dinâmica do PLANES é a sua revisão periódica e a primeira revisão foi iniciada em 2006 em um processo de ampla discussão. Este longo processo resultou em proposta de alteração da estrutura do PLANES, discutida em detalhe e aprovada pela COPEI em Novembro de 2007 e pelo CONSU em Março de 2008 (Deliberação CONSU 165/08). O objetivo deste trabalho é apresentar, em linhas gerais, a nova estrutura do PLANES revisado e os principais resultados já alcançados desde 2002 e algumas “lições aprendidas”.
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Copyright (c) 2016 Fátima Pires

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