Banner Portal
Validade e confiabilidade nas pesquisas qualitativas: uma proposta de reflexão
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Pesquisa qualitativa. Validade. Confiabilidade

How to Cite

VILLELA, Giselli Cristina Redígolo; CAMPOS, Claudinei José Gomes; TRIGUEROS, Larissa Ferreira; RIGOLETTO, Silmara Cunha. Validade e confiabilidade nas pesquisas qualitativas: uma proposta de reflexão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 175–176, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7915. Acesso em: 31 aug. 2024.

Abstract

Toda pesquisa independente do método utilizado para coleta e análise dos dados, deve ter sua qualidade julgada e orientada por critérios bem definidos. O uso de termos e procedimentos quantitativos é inapropriado para avaliar a credibilidade das pesquisas qualitativas. Da mesma forma, os critérios de validade e confiabilidade também são inadequados, uma vez que utilizam propriedades psicométricas construídas a partir de paradigmas científicos distintos. Visando melhor contextualizar a presente discussão, este trabalho tem o objetivo de explorar as questões apresentadas na literatura sobre a confiabilidade e a validade em pesquisas qualitativas. Para tanto, comparou-se os critérios utilizados na avaliação da confiabilidade e da validade da pesquisa quantitativa com os da pesquisa qualitativa e identificou-se propostas de critérios para avaliação da qualidade das pesquisas qualitativas. A busca foi realizada inicialmente na base de dados da Forum Qualitative Social Research, por tratar-se de uma base que tem como foco a pesquisa qualitativa. Como forma de complementar a literatura revisada, buscou-se outros artigos que tratavam dos critérios de avaliação da qualidade de pesquisas quantitativas, bem como as divergências existentes entre ambas as abordagens, indexados no Lilacs e na biblioteca eletrônica do Scielo. Não há consenso entre os autores sobre quais os critérios ou como utilizá-los para avaliar a qualidade das pesquisas qualitativas. As opiniões dos autores qualitativos dividem-se basicamente em dois pontos de vista: empregar os mesmos critérios da pesquisa quantitativa para avaliar a pesquisa qualitativa ou elaborar critérios específicos e mais coerentes com a pesquisa qualitativa.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Giselli Cristina Redígolo Villela, Claudinei José Gomes Campos, Larissa Ferreira Trigueros, Silmara Cunha Rigoletto

Downloads

Download data is not yet available.