Abstract
Este trabalho faz parte de um projeto de doutorado, em andamento, que visa pesquisar o universo da profissionalização do menor no Brasil a partir de um segmento específico. Visa contribuir também com o debate das políticas públicas para o desenvolvimento educacional e profissional do menor. Pesquisando a trajetória percorrida por menores trabalhadores a partir da década de 1970, em um ambiente específico – a UNICAMP – é possível constatar como a questão foi tratada em nível de política pública geral, as ações da sociedade civil e outras providências específicas em órgãos públicos e empresas. A pesquisa inicialmente atentou para um caso específico - o desenvolvimento educacional dos atuais profissionais da Universidade, nela ingressantes sendo adolescentes – patrulheiros, mensageiros ou guardinhas. O resultado é interessante na medida que mostra significativo desenvolvimento por parte desse contingente. Se o ambiente acadêmico influencia no processo é algo que será verificado dentro de aspectos comparativos, parte da pesquisa que comporá a tese. Amostragem preliminar em um universo de 272 ex-menores, hoje profissionais da Unicamp, revela que 52% concluíram uma graduação e há 8% em nível de pós-graduação. Por essa amostragem constata-se que há significativo desenvolvimento educacional no segmento, provavelmente impulsionado pelo ambiente da Unicamp e perspectivas na carreira. Provavelmente boa parte daqueles com formação de nível médio, também terá avanços. Isso será verificado na pesquisa em andamento.This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Edison Cardoso Lins
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