Abstract
Esse trabalho consta de um projeto de atividades realizadas com crianças de três anos e dez meses a quatro anos, no Centro de Convivência Infantil (CECI). Ao pensarmos como trabalharíamos com esse tema, procuramos na dança uma maneira a levar as crianças à expressão de idéias e emoções, de falar com e através do corpo, com movimentos cheios de sentido. A prática da dança seria uma forma de resgatar e ampliar a percepção das crianças, com a ampliação da consciência corporal, buscando favorecer a integração do corpo, mente e emoções por meio do contato com manifestação artística. O método usado com crianças baseia-se no desenvolvimento das múltiplas linguagens das crianças, sempre procurando não subestimar capacidade delas com relação à dança. Por objetivamos conhecer, experimentar e explorar elementos da dança, ampliar o repertório de movimento das crianças, e principalmente e ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo. Todo o processo se deu através de atividades que trouxeram os elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar). Sabendo que o movimento, dentro da dança, envolve motricidade, que integra três importantes áreas: motor, afetivo e cognitivo, experienciamos que o corpo que canta, o corpo que ouve e o corpo que dança comunicam, manifestam sua presença na esfera da vida social.This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Meigue Alves Santos, Stella Maris Siqueira Silva
Downloads
Download data is not yet available.