Banner Portal
Projeto animais
PDF

Palavras-chave

Projetos. Educação infantil. Prática pedagógica

Como Citar

SILVA, Rosineide Santos; SILVA, Daniele Pires; ALVES, Sandra Regina. Projeto animais. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 234–234, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7223. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre o projeto “Animais” realizado na pré-escola, período da tarde, do Centro de Convivência Infantil (CECI), integrante da Divisão de Educação Infantil e Complementar – DEdIC/UNICAMP, com crianças na faixa etária dos 4 a 6 anos durante o segundo semestre do ano de 2013. A proposta de pesquisar a vida dos animais foi sugerido por uma criança na roda de conversa enquanto relatava uma visita que fizera ao zoológico e que gerou várias perguntas por parte das crianças do grupo, como por exemplo: Quem é mais forte, o hipopótamo ou a sucuri? Devido ao grande interesse e curiosidade demonstrados pelas crianças o projeto foi proposto com o objetivo de ampliar o repertório de informação sobre alguns animais pertencentes às categorias: terrestres, aquáticos e os  que voam. Iniciou com a sondagem sobre os saberes e dúvidas do grupo, contou com a parceria das famílias através das solicitações de fotos, imagens impressas, pesquisas, recorte de revistas, livros, cds e dvds. Durante o projeto visitamos o Zoológico  de Americana e também foi confeccionado um livro individual para cada criança, com falas do grupo, imagens, desenhos, atividades de colagem, pintura, pesquisa e narrativa do processo vivenciado sobre os animais estudados. Na finalização do projeto as famílias foram convidadas a assistir um teatro apresentado pelas crianças e professoras a partir da adaptação de um livro.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosineide Santos Silva, Daniele Pires Silva, Sandra Regina Alves

Downloads

Não há dados estatísticos.