Banner Portal
Rastros e memórias de formação: quatro trajetórias que influenciaram a construção de uma professora de educação infantil na profissão
PDF

Palavras-chave

Memória. Formação. Professores

Como Citar

SILVA, Rosineide Santos; WUO, Ana Elvira; PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Rastros e memórias de formação: quatro trajetórias que influenciaram a construção de uma professora de educação infantil na profissão. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 108–108, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7149. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A presente monografia para obtenção do título de especialista em Educação Infantil pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) pretendeu revelar a partir da narrativa profissional de uma professora em formação, os rastros, as memórias, as vivências, as relações com o (s) outro (s), os estudos, as práticas que permearam e influenciaram a construção no “tornar-se professora” no campo da educação infantil (0 a 3 anos), dentro de um contexto marcado por várias transformações sociais e políticas. A metodologia apoiou-se em um estudo de caso ancorada na abordagem teórico- metodológica da pesquisa qualitativa. Concluiu-se a partir das vivências e experiências construídas no tornar-se professora, a emergência de um acolhimento aos professores ingressantes, colocando a formação no cerne da profissão com a ajuda dos mais experientes. O estudo ainda convidou professores e professoras a realizarem uma escrita de si mesmos, de se assumirem como narradores revelando as complexidades que formam a profissão- professora de educação infantil- favorecendo assim, o reconhecimento da intencionalidade educativa em seus saberes e fazeres cotidianos. Os atravessamentos, as emoções, as conquistas e alegrias que fizeram parte do percurso aqui apresentado, movem de alguma maneira a vida de muitos professores (as) que escolheram e decidiram caminhar na trilha da educação e deixar seus rastros.

 

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Rosineide Santos Silva, Ana Elvira Wuo, Sueli Helena de Camargo Palmen

Downloads

Não há dados estatísticos.