Abstract
O ensino e a aprendizagem de Fisiologia Humana para alunos dos Cursos de Educação Física é uma tarefa que demanda grande responsabilidade e dedicação. Pelo olhar do aluno, os conceitos são fundamentais e compõem a base para sua formação profissional, porém no olhar do docente existe a dificuldade da linguagem e da densidade da informação. O ensino de Fisiologia Renal é especificamente mais complexo, pois os alunos vislumbravam pouca aplicabilidade deste conhecimento em sua futura atividade profissional. Assim, o sistema renal é apresentado contextualizando sua relação com o sistema cardiovascular, respiratório e endócrino. Adicionalmente é destacada a resposta do organismo frente às adversidades do ambiente, clima seco, úmido, frio ou calor, estando o indivíduo em atividade ou em repouso. O módulo de renal é iniciado com apresentação de conceitos básicos como compartimentos líquidos do organismo, pressão osmótica, funções dos rins, incluindo seu papel como tecido endócrino e finalmente reflexo da micção e seu controle. Também neste primeiro encontro, cerca de 50 alunos inscritos nas disciplinas BF410 e BF412 do ano de 2013 da UNICAMP, foram convidados a participar da aula prática. Os voluntários foram submetidos a diferentes manobras como ausência de hidratação por 90 min, super-hidratação com água ou líquido isotônico e dois outros voluntários ingeriram duas xícaras de café. O volume total de urina produzida é utilizada para medidas de fluxo, osmolaridade, densidade, pH, cor e turbidade. Os resultados são utilizados como eixo integrador de todo o módulo, desenvolvendo então os conceitos de desidratação, hidratação e re- hidratação.
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