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Ensino e a aprendizagem de fisiologia renal para alunos dos cursos de educação física
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Palavras-chave

Educação física. Fisiologia renal. Ensino

Como Citar

CANOVA, Fernando; KASSISSE, Dora Maria Grassi; VIANA, Lais Rosa; ISHIZU, Larissa Yuri; SILVA, Priscila Cristina da; IGNARRO, Raffaela Silvestre. Ensino e a aprendizagem de fisiologia renal para alunos dos cursos de educação física. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 67–67, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7062. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O ensino e a aprendizagem de Fisiologia Humana para alunos dos Cursos de  Educação Física é uma tarefa que demanda grande responsabilidade e  dedicação. Pelo olhar do aluno, os conceitos são fundamentais e compõem a base para sua formação profissional, porém no olhar do docente existe a dificuldade da linguagem e da densidade da informação. O ensino de Fisiologia Renal é especificamente mais complexo, pois os alunos vislumbravam pouca aplicabilidade deste conhecimento em sua futura atividade profissional. Assim, o sistema renal é apresentado contextualizando sua relação com o sistema cardiovascular, respiratório e endócrino. Adicionalmente é destacada a resposta do organismo frente às adversidades do ambiente, clima seco, úmido, frio ou calor, estando o indivíduo em atividade ou em repouso. O módulo de renal é iniciado com apresentação de conceitos básicos como compartimentos líquidos do organismo, pressão osmótica, funções dos rins, incluindo seu papel como tecido endócrino e finalmente reflexo da micção e seu controle. Também neste primeiro encontro, cerca de 50 alunos inscritos nas disciplinas BF410 e BF412 do ano de 2013 da UNICAMP, foram convidados a participar da aula prática. Os voluntários foram submetidos a diferentes manobras como ausência de hidratação por 90 min, super-hidratação com água ou líquido isotônico e dois outros voluntários ingeriram duas xícaras de café. O volume total de urina produzida é utilizada para medidas de fluxo, osmolaridade, densidade, pH, cor e turbidade. Os resultados são utilizados como eixo integrador de todo o módulo, desenvolvendo então os conceitos de desidratação, hidratação e re- hidratação.

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Copyright (c) 2016 Fernando Canova, Dora Maria Grassi Kassisse, Lais Rosa Viana, Larissa Yuri Ishizu, Priscila Cristina da Silva, Raffaela Silvestre Ignarro

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