Banner Portal
Implantação da biblioteca digital da produção intelectual e científica da UNICAMP: disseminando informação tecnológica
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Repositório institucional. Repositório institucional-Biblioteca universitária. Biblioteca Digital da Produção Intelectual e Científica da UNICAMP

How to Cite

LIMA, Gislaine Melo; SIMÕES, Daniela Feijó; DUARTE, Keite Aparecida; VICENTINI, Luíz Atílio; ELIEL, Oscar. Implantação da biblioteca digital da produção intelectual e científica da UNICAMP: disseminando informação tecnológica. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 5, p. 46–46, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/7031. Acesso em: 31 aug. 2024.

Abstract

Nos últimos anos, o número de publicações em revistas científicas cresceu, aumentando a produção científica e intelectual dentro das universidades. Isso tem gerado uma massa de informação, que necessita ser reunida, tratada e disseminada para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Diante dessa realidade, têm surgido os Repositórios Institucionais (RI) como meio de disseminar informação e ainda preservar a memória institucional. A Biblioteca Digital da Produção Intelectual e Científica da UNICAMP (BDPIC) nasceu com tal propósito, e ainda reunir e integrar a produção científica no Repositório CRUESP. Para o projeto piloto, foram utilizados artigos, publicados em revistas científicas no ano de 2012. O software utilizado para implantação da BDPIC é o DSpace, que implementa repositórios digitais abertos e permite o gerenciamento de grande quantidade de conteúdo e formatos diversos. Sua arquitetura permite a integração de recursos locais e customizações. Várias etapas até a conclusão do projeto foram necessárias, como busca e coleta de dados referenciais e texto completo dos artigos, conhecimento e estruturação do sistema, análise de política de acesso de periódicos e tratamento da informação. Foi utilizada a Base Web of Science (WOS), da Thomson Reuters, como ferramenta para coleta de dados, e o Sherpa Romeo, um serviço da University of Nottinghan, para análise de restrição. A primeira etapa foi concluída com sucesso no período determinado de seis meses. É importante dar continuidade ao projeto, visando à melhoria das atividades, para crescimento da BDPIC como um canal de disseminação do conhecimento científico e intelectual produzido na universidade.
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Gislaine Melo Lima, Daniela Feijó Simões, Keite Aparecida Duarte, Luíz Atílio Vicentini, Oscar Eliel

Downloads

Download data is not yet available.