Programa de saúde nas unidades – CEMEQ

Autores

  • Tâmara Maria Nieri Universidade Estadual de Campinas
  • Ricardo Luís Salvaterra Guerra Universidade Estadual de Campinas
  • Rogério Terra do Espírito Santo Universidade Estadual de Campinas
  • Fábio Contipelli Universidade Estadual de Campinas
  • Samira Zurba Universidade Estadual de Campinas
  • Lucas Mella Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Lúcia Carletti de Moraes Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Stolf Universidade Estadual de Campinas
  • Luciane da Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas
  • Lila Léa Cruvinel Universidade Estadual de Campinas
  • Nilton Manoel Domingos Júnior Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8889

Palavras-chave:

Promoção de saúde. Prevenção. Saúde coletiva.

Resumo

O CECOM realiza, desde 2010, o Programa de Saúde nas Unidades (PSU) como estratégia de promoção de saúde, com intervenções realizadas para criar uma mentalidade de auto cuidado, revertendo o modelo de atenção à saúde médico-centrado, estimulando a corresponsabilidade dos indivíduos no processo saúde/doença. Em 2012, iniciamos o programa CUIDE-SE para o controle das doenças crônicas não transmissíveis (focado na hipertensão arterial sistêmica), composto por um Grupo Motivacional itinerante (de rastreamento) e um Grupo Terapêutico fixo (de tratamento). Implantar programas de Saúde Preventiva de acordo com o perfil de cada Unidade, melhorar a participação da comunidade em Programas de Saúde Preventiva, rastrear as doenças de maior prevalência na UNICAMP e levar atividades de promoção de saúde até o local de trabalho dos indivíduos. Após a realização do CUIDE-SE Motivacional no CEMEQ, esta Unidade foi diagnosticada “de risco”, devido à faixa etária maior de 50 anos, ter maioria masculina, apresentar índices de IMC, PA e glicemia capilar elevados. Propusemos um PSU customizado, aceito pela coordenação da Unidade. O questionário de saúde do PSU subsidiou a organização da seguinte programação: • Palestras: Coração Saudável, Saúde do Homem, Atividade Física e Alimentação Saudável. • Atualização vacinal. • CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). A participação dos funcionários nas atividades oferecidas foi expressiva (adesão média de 80%). Dois programas do CECOM criaram um link entre si, buscando o cuidado integral. Nossa meta é interligar as atividades oferecidas pelo CECOM à comunidade universitária visando a melhoria da qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tâmara Maria Nieri, Universidade Estadual de Campinas

Médica no Hospital das Clinicas da Unicamp.

Ricardo Luís Salvaterra Guerra, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e mestrado em Mestrado Em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Atualmente é professor da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, fisioterapeuta da Universidade Estadual de Campinas e auditor fisioterapeuta 

Rogério Terra do Espírito Santo, Universidade Estadual de Campinas

Dentista no Hospistal das Clinicas da Unicamp.

Fábio Contipelli, Universidade Estadual de Campinas

Médico Clinico Geral no Cecom da Unicamp.

Samira Zurba, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC1998). Residência em Clínica Médica pelo HU-UFSC. Residëncia em Cardiologia (2001) e ecocardiografia (2003)pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Especialista pela AMB em Cardiologia (2001)e área de atuação em Ecoccardiografia (2004). Atualmente, cardiologista do CECOM/UNICAMP e Clínica Claris/Vinhedo-SP.

Lucas Mella, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina e residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cursou estágio em Psiquiatria Geriátrica no Alzheimers Disease Center (New York University - NYU). Atualmente é supervivor do Serviço de Psiquiatria Geriátrica e Neuropsiquiatria e da Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas (HC) da UNICAMP.

Ana Lúcia Carletti de Moraes, Universidade Estadual de Campinas

Nutricionista do Cecom na Unicamp.

Maria Cristina Stolf, Universidade Estadual de Campinas

É graduada em Enfermagem com Habilitição em Ginecologia e Obstetricia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (1979). Atualmente é enfermeira no CSS - CECOM da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Saúde e Trabalho.

Luciane da Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Antônio Kluwe (2005).

Lila Léa Cruvinel, Universidade Estadual de Campinas

Membro da Acessoria no Cecom da Unicamp.

Nilton Manoel Domingos Júnior, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2001). Atualmente é médico psiquiatra concursado da Universidade Estadual de Campinas, exercendo o cargo de Supervisor da Equipe de Saúde Mental da Coordenadoria de Serviços Sociais (CSS) do Centro de Saúde da Comunidade (CECOM). 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

NIERI, T. M.; GUERRA, R. L. S.; SANTO, R. T. do E.; CONTIPELLI, F.; ZURBA, S.; MELLA, L.; MORAES, A. L. C. de; STOLF, M. C.; ANTUNES, L. da S.; CRUVINEL, L. L.; DOMINGOS JÚNIOR, N. M. Programa de saúde nas unidades – CEMEQ. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 213–213, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8889. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8889. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.