Banner Portal
Minhas marcas: a arte com bebês
PDF

Palavras-chave

Educação infantil. Arte. Protagonismo infantil.

Como Citar

PARRA, Cecilia; BAQUEIRO, Maria Lúcia; CORAL, Anna Karina. Minhas marcas: a arte com bebês. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 209–209, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8883. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Apoiadas nas pesquisas mais recentes sobre a Pedagogia da Infância e ressaltando a importância do protagonismo infantil - mesmo quando se trata de bebês, relatamos aqui a experiência vivida no Convivência I do CECI – Centro de Convivência Infantil/ UNICAMP com bebês de 6 meses a 1 ano e 3 meses. Tal vivência aborda a questão da arte como experiência sensória do bebê, possibilidade de contato com novos materiais, realçando a importância do educador não apenas no planejamento e execução, mas como facilitador da relação e contato com o novo que é apresentado. Nesta vivência foi usado o gesso aplicado à tela em pintura coletiva e tintas naturais de cenoura, beterraba, couve, maracujá, colorau e açafrão. Os bebês puderam manusear o gesso, sentir sua textura se modificando sobre a tela e, em outro momento, pintar as marcas deixadas com as tintas naturais em forma de chup-chup, que foram derretendo e sendo saboreadas ao longo do processo. Constatamos ser importante tais experiências sensórias e artísticas com os bebês, já que estes aprendem com o corpo todo, e destacamos que o envolvimento do educador é fundamental para que a relação com o desconhecido ocorra de forma mais intensa, respeitando sempre os tempos de cada um para viver a experiência.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Cecilia Parra, Maria Lúcia Baqueiro, Anna Karina Coral

Downloads

Não há dados estatísticos.