Banner Portal
Confronto entre desejos: amamentar x proteger o filho. Sentimentos de mulheres soropositivas sobre a impossibilidade de amamentar - uma revisão integrativa
PDF

Palavras-chave

Amamentação. Psicologia. HIV.

Como Citar

ZAPPAROLI, Liliane; RUBIO, Andreza Viviane; SANTOS, Laise Potério; SANTOS, Raíssa Kelen. Confronto entre desejos: amamentar x proteger o filho. Sentimentos de mulheres soropositivas sobre a impossibilidade de amamentar - uma revisão integrativa. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 202–202, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8876. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O HIV é o vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS que se disseminou em grandes metrópoles e posteriormente se expandiu a municípios de pequeno porte, atingindo a população heterossexual, principalmente as mulheres, aumentando também o número de crianças infectadas, por meio da transmissão vertical, que pode ocorrer durante a gestação, o parto e a amamentação. A descoberta da patologia e a conseqüente impossibilidade de amamentar seu filho fazem com que as mulheres vivenciem diversos sentimentos e emoções. Sendo assim o objetivo deste trabalho é o de apresentar uma revisão integrativa da literatura brasileira, que visa analisar os sentimentos vivenciados por mulheres portadoras do vírus HIV sobre a impossibilidade de amamentar. O levantamento bibliográfico foi realizado em novembro de 2015 e resultou em um total de sete artigos potenciais sobre o tema. Após a análise de todos os resultados encontrados, conclui-se que as mulheres portadoras do vírus HIV vivenciam diversos sentimentos, sendo o sentimento de tristeza o mais predominante, advindo do sentimento de impotência e de incapacidade em satisfazer as necessidades dos filhos. Logo a experiência da impossibilidade de amamentar é considerada emocionalmente desgastante, interferindo na maneira como as mesmas vivenciam sua maternidade, pois na sociedade brasileira o aleitamento é fortemente incentivado e a amamentação é vista como símbolo da maternidade.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Liliane Zapparoli, Andreza Viviane Rubio, Laise Potério Santos, Raíssa Kelen Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.