A terceira idade auxiliando na formação docente

Autores

  • Fernando Canova Universidade Estadual de Campinas
  • Eliane Silva Bicocchi Universidade Estadual de Campinas
  • Dora Maria Grassi Kassisse Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8867

Palavras-chave:

Terceira idade. Formação docente. Extensão.

Resumo

No ano de 2015, foi realizado na Unicamp um ciclo de oficinas e palestras para atender a terceira idade, visando proporcionar condições para esta população se manter ativa tanto física quanto mentalmente, atendendo as necessidade de prevenção e estimulação do desenvolvimento físico e emocional através de atividades interdisciplinares. Um tema que desperta bastante interesse é a aprendizagem e memória, seja por simples curiosidade, seja buscando compreender as enfermidades relacionadas a ela e relacionadas ao envelhecimento. Manter o funcionamento cognitivo na velhice no cotidiano sugere um favorecimento na eficácia da realização de tarefas no uso de suas capacidades e muitos estudos têm demonstrado essas potencialidades. O treinamento da memória ocasiona a agregação à promoção da saúde, autonomia e a melhoria da qualidade de vida. Outro ponto de bastante importância é a formação docente, fundamental para o futuro professor. Foi proposto uma oficina para a terceira idade, sendo apresentados conceitos sobre a memória, e estratégias para melhorá-la. Este espaço também foi aproveitado como alternativa para o exercício da prática docente com alunos de graduação e pós-graduação. Como prática docente, este projeto foi bastante eficaz, pois o aluno apresentador teve a oportunidade de adquirir experiência docente. Para a comunidade foi importante pois pode utilizar em seu dia a dia os conceitos aprendidos. Além disso, favorece a própria instituição apresentando o diferencial da preocupação com a formação acadêmica dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Canova, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014), Mestre em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009), Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2004), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003).

Eliane Silva Bicocchi, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Cidade de São Paulo (2007). Possui a graduação de Gerontologia na Universidade de São Paulo.

Dora Maria Grassi Kassisse, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou pós-doutoramento no Brasil-Unicamp (Fapesp) e no exterior Lyon, Université Claude Bernard (Fapesp) área de metabolismo. 

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CANOVA, F.; BICOCCHI, E. S.; KASSISSE, D. M. G. A terceira idade auxiliando na formação docente. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 192–192, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8867. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8867. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)