Atuação do serviço social aos pacientes vítimas de violência no trânsito – o olhar além do leito hospitalar

Autores

  • Tamiris Camila Nora Universidade Estadual de Campinas
  • Wanilde Barbosa Morais Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8853

Palavras-chave:

Serviço social. Saúde. Violência no trânsito. Intervenção. Alta hospitalar.

Resumo

O Serviço Social é uma profissão interventiva que atua com as relações humano-sociais, respeita a singularidade do indivíduo, baseando-se numa dimensão sócio-histórica e política. Seu objetivo é trabalha-lo para alcançar a autonomia e emancipação social. Na Saúde contribui com o bem-estar do paciente, dando apoio e orientações para acesso a rede de proteção previdenciária e de assistência social. O atendimento é realizado de forma humanizada, enxergando além de seu estado clínico, respeitando sua cultura e história para assim intervir diante sua particularidade. Esta sensibilidade é necessária considerando que ao encontrar-se em um hospital a estrutura biopsicossocial do paciente fragiliza-se, portanto para uma recuperação eficaz é imprescindível avaliar o todo. E em equipe multiprofissional prestar assistência integral ao mesmo. Este projeto teve finalidade analisar os atendimentos realizados pelo Serviço Social de Enfermaria do HC da UNICAMP quais os recursos e insumos utilizados, assim como articulação com a rede de apoio, para a saída do paciente vítima de violência no trânsito que garanta a continuidade do tratamento após alta hospitalar. O acidente traz consigo modificações inesperadas nas rotinas das vítimas e familiares, necessitando-se prever possíveis dificuldades ao retorno destes à vida social. Conclui-se que o paciente inicia o tratamento no hospital e recebe alta com necessidade de vários equipamentos e cuidados da família e profissionais de saúde, porém é imprescindível a atuação do Serviço Social e de seu instrumento de trabalho para o acesso as redes de assistência, proteção social, jurídica e de saúde ao paciente possibilitando continuidade no tratamento no domicilio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Camila Nora, Universidade Estadual de Campinas

Assistente Social graduada em 2014 pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA, com especialização Lato Sensu, na área de Serviço Social, Saúde e Violência pela instituição de ensino UNICAMP (PAP - Programa de Aprimoramento Profissional), possuindo também experiência nas áreas de Habitação; CREAS (Centro Especializado de Assistência Social); e Entidade.

Wanilde Barbosa Morais, Universidade Estadual de Campinas

Colaboradora do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

NORA, T. C.; MORAIS, W. B. Atuação do serviço social aos pacientes vítimas de violência no trânsito – o olhar além do leito hospitalar. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 181–181, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8853. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8853. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida