O serviço de psicologia no pré-natal de adolescentes

Autores

  • Laise Poterio Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Liliane Genain Zapparoli Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8800

Palavras-chave:

Adolescentes. Psicologia. Gestação.

Resumo

A adolescência é uma fase transformadora com desenvolvimento biopsicossocial. A gestação carrega consigo características transformadoras, com vivências únicas e subjetivas a cada gestante. É um momento caracterizado por profundos conflitos e emoções, pois afeta diretamente a identidade da mulher. Estar grávida na adolescência é um fator que intensifica a vivência de conflitos emocionais, acarretando sentimentos de impotência, ansiedade, raiva e culpa. Apresentar o trabalho realizado pela psicologia em um Pré-Natal de Adolescentes. O Pré-Natal de Adolescentes (PNA), do Hospital da Mulher - CAISM/UNICAMP é composto por uma equipe multiprofissional e oferece atendimento as gestantes de até 18 anos de idade. Os atendimentos psicológicos ocorrem através de demanda espontânea ou por encaminhamentos dos profissionais da saúde de forma individual e se necessário realizados também com a família e/ou acompanhante da gestante. O auxílio psicológico no PNA mostra-se como uma medida preventiva da saúde mental, de preparo à paciente para uma mudança significativa em sua vida, é necessário um olhar educador e acolhedor da psicologia, que favoreça na adolescente recursos e mecanismos internos para diminuir sentimentos e angustias que podem proporcionar sofrimento. O trabalho da psicologia com as adolescentes gestantes é essencial como auxiliar na ressignificação quanto a este momento de intensas transformações. A escuta ativa e o acolhimento, são formas de fortalecimento do ego materno, por meio da expressão de sentimentos relacionados à gestação e a compreensão da vivência gestacional na adolescência, o que pode facilitar o amadurecimento e o vínculo mãe-bebê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laise Poterio Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.


Liliane Genain Zapparoli, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga no Hospital da Mulher Profº José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP e Professora de atividades práticas da Faculdade de Jaguariúna. Especialização em Saúde Reprodutiva da Mulher e Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, L. P.; ZAPPAROLI, L. G. O serviço de psicologia no pré-natal de adolescentes. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 172–172, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8800. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8800. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.