Atuação do serviço social em programa de hemodiálise no HC-UNICAMP

Autores

  • Jane Khater Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Jackeline Custódio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8795

Palavras-chave:

Qualidade de vida. Garantia de direitos intervenção.

Resumo

O Serviço Social atua com a equipe multiprofissional no Programa de Hemodiálise do Hospital de Clínicas – UNICAMP, afim de facilitar a inclusão do paciente de forma eficaz neste procedimento , através de ações interventivas, garantindo o direito e melhoria de qualidade de vida. A partir de fevereiro do ano de 2013 as solicitações de hemodiálise dos serviços de Enfermaria e Ambulatório, ficaram centralizadas no Serviço Social do CIN - Centro Integrado de Nefrologia. Demonstrar a eficácia da atuação do Serviço Social junto ao programa de Hemodiálise, através do levantamento das solicitações de hemodiálise no período de janeiro de 2015 à junho de 2016. Para elaboração deste estudo foi utilizado estudo quantitativo. Neste estudo foi possível verificar aspectos positivos da intervenção do Serviço Social junto ao programa de Hemodiálise, como: Diminuição do tempo de espera para hemodiálise; Agilização no agendamento de transporte do município para início do tratamento; Mapeamento e estreitamento no relacionamento com as clínicas de hemodiálise. A garantia de direitos, bem como a qualidade de vida do paciente, é pautada no compromisso ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Khater Santos, Universidade Estadual de Campinas

Assistente social no Hospital das Clinicas da Unicamp.

Jackeline Custódio, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas de Aguaí (2014). Atualmente é aprimoranda em serviço social e pediatria da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

SANTOS, J. K.; CUSTÓDIO, J. Atuação do serviço social em programa de hemodiálise no HC-UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 170–170, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8795. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8795. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida