Saude mental na gestação

Autores

  • Liliane Zapparoli Universidade Estadual de Campinas
  • Andreza Viviane Rubio Universidade Estadual de Campinas
  • Laise Poterio Santos Universidade Estadual de Campinas
  • Jaqueline Cristina Amorim Universidade Estadual de Campinas
  • Verônica Cardoso Massarolo Universidade Estadual de Campinas
  • Gisele do Canto e Silva Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8791

Palavras-chave:

Psicologia. Gestação. Saúde mental.

Resumo

A literatura e a prática com mulheres grávidas apontam que a gestação é um período de transição. Inúmeras são as transformações incluindo mudanças no psiquismo e o papel sócio-familiar da gestante. A literatura evidencia que o período gravídico puerperal é a fase de maior incidência de transtornos psíquicos na mulher com aumento de sintomatologias ou mesmo o desenvolvimento de transtornos psiquiátricos. A intensidade das alterações psicológicas tem relação com fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e traço de personalidade da gestante. Necessitando assim, de atenção especial para manter ou recuperar o bem-estar, e prevenir dificuldades futuras para o binômio. Visando tal necessidade, o Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM) possui um ambulatório de pré-natal especializado em Saúde Mental na gestação, com atendimentos multiprofissionais, acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico. Os atendimentos psicológicos acontecem no ambulatório através de livre demanda ou encaminhamento da equipe, são atendimentos individuais, baseados na psicoterapia breve e focal. Observa-se na nossa prática que o acompanhamento psicológico a esse público no espaço hospitalar reflete em uma melhor vinculação da gestante com o recém-nascido, com fortalecimento dos vínculos familiares. Além disso, possibilita um olhar integral a gestante, com propostas de um cuidado adequado durante o pré-natal, parto e puerpério, proporcionando uma vivência mais saudável da gestação e a prevenção de transtornos psiquiátricos severos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Zapparoli, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga no Hospital da Mulher Profº José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP e Professora de atividades práticas da Faculdade de Jaguariúna. Especialização em Saúde Reprodutiva da Mulher e Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

Andreza Viviane Rubio, Universidade Estadual de Campinas

Graduada pela Universidade Estadual Paulista- UNESP. Especialização em Psicologia Hospitalar pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA sendo bolsista Fundap. Especialização em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FELUMA. Experiência na área clínica e na área da saúde coletiva e hospitalar. Atuação constante com equipes multiprofissionais e no desenvolvimento de projetos voltados a área de cuidados paliativos. Atualmente psicóloga e supervisora do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher Hospital da Mulher. 

Laise Poterio Santos, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985) e mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2003). É psicóloga do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Universidade Estadual de Campinas, aonde atualmente é Supervisora da Seção de Psicologia.

Jaqueline Cristina Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga graduada pela Faculdades Integradas Einstein (2014). Possui aprimoramento em Psicologia Clínica no programa de saúde reprodutiva da mulher pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Participou do Treinamento Prático em avaliação psicológica na ala psiquiátrica do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Verônica Cardoso Massarolo, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita; - UNESP, campus de Bauru. Finalizou aprimoramento no Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristódemo Pinotti, CAISM/Unicamp, em Saúde Reprodutiva da Mulher. Estuda áreas envolvidas em saúde, educação,trabalho, sexualidade e gênero.

Gisele do Canto e Silva Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

ZAPPAROLI, L.; RUBIO, A. V.; SANTOS, L. P.; AMORIM, J. C.; MASSAROLO, V. C.; ANTUNES, G. do C. e S. Saude mental na gestação. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 169–169, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8791. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8791. Acesso em: 3 out. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>