Atuação da psicologia na área da oncologia do hospital da mulher prof. Dr. José aristodemo pinotti – CAISM/UNICAMP

Autores

  • Ana Luiza Teixeira Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8788

Palavras-chave:

Oncologia. Psicologia. Atuação.

Resumo

O psicólogo que atua na área da Oncologia possui múltiplas funções, dentre elas, no auxílio da demanda psicológica do paciente e de seus familiares. Tem por objetivo compreender e re-significar o adoecimento, prevenir e reduzir sintomas emocionais e físicos ocasionados pelo câncer e seu tratamento e acolher sentimentos emergentes da família, proporcionando um espaço de escuta terapêutica. Este trabalho tem por objetivo descrever a atuação da Seção de Psicologia na área da Oncologia do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti – CAISM/UNICAMP, nos últimos cinco anos. A Psicologia atua na área da Oncologia, que atende mulheres da rede pública de saúde (SUS) com diagnóstico de câncer de mama e ginecológico. A equipe é composta por uma psicóloga contratada e duas psicólogas aprimorandas. Os atendimentos psicológicos ocorrem nos ambulatórios, na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I.) e nas enfermarias (Enfermaria de Oncologia Clínica e Enfermaria de Oncologia Cirúrgica), através de encaminhamentos da equipe multiprofissional, demanda espontânea do paciente e/ou familiar e busca ativa do serviço mediante protocolos institucionais. O serviço de Psicologia computa mensalmente o número de atendimentos psicológicos realizados na área da Oncologia. Nos últimos cincos anos, foram registrados um total de 14.000 atendimentos psicológicos, que englobam a atuação do psicólogo nas enfermarias e ambulatórios deste hospital. Conclui-se que o trabalho do psicólogo na área de Oncologia é de extrema importância para pacientes e familiares, já que o mesmo atua como facilitador na relação entre paciente/família/equipe e auxilia na prevenção e tratamento de sintomas psíquicos decorrentes do câncer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga Clínica e Hospitalar, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS, com Especialização em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP e Especialização em Psicologia Clínica pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde -CEFAS. Experiência clínica em psicoterapia individual e grupal,criança, adolescente, adulto e psicoterapia breve. Experiência Hospitalar nas áreas: Oncologia, Ginecologia, Obstetrícia, Neonatologia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI, Pronto-Socorro e no Programa de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual. Supervisora titular do Programa de Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica na Saúde Reprodutiva da Mulher pela Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

TEIXEIRA, A. L. Atuação da psicologia na área da oncologia do hospital da mulher prof. Dr. José aristodemo pinotti – CAISM/UNICAMP. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 167–167, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8788. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8788. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.