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Inclusão educacional e acessibilidade na área de exatas
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Palavras-chave

Acessibilidade. Inclusão educacional. Área de exatas

Como Citar

REGINA, M. C. de O. Inclusão educacional e acessibilidade na área de exatas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 281–281, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8740. Acesso em: 29 fev. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a percepção e entendimento de docentes da área de exatas sobre diferentes aspectos da Inclusão Educacional e Acessibilidade. A metodologia utilizada foi a seleção de cursos por sorteio (arquitetura, engenharia, computação e química) em Universidade Privada (área de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias) e composição da amostra por cluster; coleta de dados mediante questionário semi-aberto. Os resultados apresentados de acordo com o teste Dunn havia diferenças significativas entre os cursos de Arquitetura e Computação (p<0,05) em linhas gerais. De acordo com o Teste Fischer havia diferença significativa entre os quatro cursos para: idade (maior idade para arquitetura), gênero (maior freqüência de sexo masculino para computação e engenharia elétrica), escolaridade (maior escolaridade para computação, engenharia elétrica e química), tempo de instituição e de cargo (maior para arquitetura), realizações ao alcance da instituição (suporte psicológico), (maior freqüência de médio e longo prazos para química), acesso facilitado a laboratórios e direção (maior freqüência para computação, engenharia elétrica e química), acesso facilitado a centro acadêmico (maior freqüência para computação e engenharia elétrica), acesso facilitado a ginásio de esportes (maior freqüência para engenharia elétrica), contemplação das necessidades especiais (maior entre arquitetura), e existência de disciplinas inviáveis (maior freqüência para química).
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Copyright (c) 2016 Maria Cristina de Oliveira Regina

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