Educação permanente: um dispositivo estratégico na gestão de pessoas

Autores

  • Flora Marta Giglio Bueno Universidade Estadual de Campinas
  • R. C. Silva Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8704

Palavras-chave:

Gestão de pessoas. Educação permanente em saúde. Área de saúde

Resumo

O presente trabalho destaca a importância da metodologia de educação permanente no processo de trabalho em saúde. Para que esse tipo de trabalho se concretize é necessário realizá-lo em equipe e para tanto também é necessário realizar um movimento interno na gestão, que implica em rever o modus operandi no cotidiano do trabalho, proporcionar novos arranjos no desenvolvimento das ações e recriar os espaços vividos de forma mais compartilhada, resgatando o real sentido do “para quê” dos profissionais e práticas profissionais na área da saúde, que atualmente estão muito engessadas e que não favorecem o desenvolvimento do que estamos denominando educação permanente em saúde. O objetivo deste estudo é analisar, de forma sucinta essa metodologia no ambiente hospitalar, tendo como foco de análise, parte de uma pesquisa, de opinião/satisfação, realizada através da Divisão de Recursos Humanos/ Gestão de Pessoas – DRH/GP, no início de uma nova gestão. Esta teve como objetivo principal, fazer um mapeamento para, a partir daí, estabelecer linhas de ação. O trabalho tece ainda algumas considerações sobre o novo processo de trabalho da área, articulando-a ao planejamento estratégico da instituição.

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Biografia do Autor

Flora Marta Giglio Bueno, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

R. C. Silva, Universidade Estadual de Campinas

HC/UNICAMP

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

BUENO, F. M. G.; SILVA, R. C. Educação permanente: um dispositivo estratégico na gestão de pessoas. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 262–262, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8704. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8704. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida