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Desafios e sofrimentos no trabalho do professor da escola pública
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Palavras-chave

Desmotivação. Trabalho. Escola

Como Citar

AREIAS, Maria Elenice Quelho; COMANDULE, Alexandre Quelho. Desafios e sofrimentos no trabalho do professor da escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 258–258, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8697. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo é baseado na experiência de dois psicólogos da Unicamp que participaram do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Teia do Saber - visando à capacitação de professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram selecionados 14 casos baseados nos relatos dos professores que tinham representação de “porta voz” dos demais profissionais do ensino público. A Análise do Discurso indica que: de um lado, os alunos desconsideram o trabalho do professor, do outro lado, o profissional sente cada vez mais isolado, menos gratificado e, sente falta de apoio da escola, dos estudantes e dos pais dos alunos. Os resultados apontaram que a indisciplina, a falta de motivação, os problemas sociais e a desestrutura familiar são as principais causas dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. O desgaste emocional submetido pelo professor na situação de trabalho aliado a um baixo salário pode levar ao estresse, depressão, ansiedade patológica e Síndrome de Burnout. O profissional em conseqüência do estresse ocupacional deixa de responder de forma adequada às demandas do trabalho, tornando-se mais irritado, ansioso e deprimido.
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Copyright (c) 2016 Maria Elenice Quelho Areias, Alexandre Quelho Comandule

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