Banner Portal
Desafios e sofrimentos no trabalho do professor da escola pública
PDF

Palavras-chave

Desmotivação. Trabalho. Escola

Como Citar

AREIAS, Maria Elenice Quelho; COMANDULE, Alexandre Quelho. Desafios e sofrimentos no trabalho do professor da escola pública. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 258–258, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8697. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente estudo é baseado na experiência de dois psicólogos da Unicamp que participaram do Programa de Formação Continuada da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Teia do Saber - visando à capacitação de professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram selecionados 14 casos baseados nos relatos dos professores que tinham representação de “porta voz” dos demais profissionais do ensino público. A Análise do Discurso indica que: de um lado, os alunos desconsideram o trabalho do professor, do outro lado, o profissional sente cada vez mais isolado, menos gratificado e, sente falta de apoio da escola, dos estudantes e dos pais dos alunos. Os resultados apontaram que a indisciplina, a falta de motivação, os problemas sociais e a desestrutura familiar são as principais causas dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. O desgaste emocional submetido pelo professor na situação de trabalho aliado a um baixo salário pode levar ao estresse, depressão, ansiedade patológica e Síndrome de Burnout. O profissional em conseqüência do estresse ocupacional deixa de responder de forma adequada às demandas do trabalho, tornando-se mais irritado, ansioso e deprimido.
PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Maria Elenice Quelho Areias, Alexandre Quelho Comandule

Downloads

Não há dados estatísticos.