Sistematização da assistência de enfermagem e o gerenciamento do cuidado: revisão de literatura

Autores

  • Glaucia Pereira do Amaral Carvalho Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8655

Palavras-chave:

Sistematização da assistência de enfermagem. Gerenciamento do cuidado. Processo de enfermagem.

Resumo

A elaboração da sistematização da assistência de enfermagem é um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos na assistência ao paciente e caracterizar sua prática profissional, colaborando na definição do seu papel. Trata-se de um estudo com revisão bibliográfica, de abordagem quanti-qualitativa descritiva. A abordagem quantitativa foi utilizada para caracterizar a produção bibliográfica a partir das seguintes variáveis: ano de publicação, periódico e tipo de estudo. A conscientização do enfermeiro frente à importância do Processo de Enfermagem e o conhecimento teórico é um fator determinante para que um processo seja realmente “bom”, é ser gerido por um “bom administrador”, que tenha visão macro e ao mesmo tempo uma visão micro do sistema. Diante dessa abordagem a sistematização da assistência de enfermagem e o gerenciamento do cuidado são vistos como desafios devido à resistência da implementação, número excessivo de pacientes e dicotomia entre as funções gerenciais e assistenciais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Pereira do Amaral Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Jaguariúna (2007). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Reumatologia.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

CARVALHO, G. P. do A. Sistematização da assistência de enfermagem e o gerenciamento do cuidado: revisão de literatura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 266–266, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8655. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8655. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida