Resumo
Analisa tendências da produção acadêmica nos programas de pós-graduação stricto sensu na área de Ciências Biológicas da UNICAMP, tendo como objeto de estudo teses e dissertações defendidas no período de 1999 a 2005. Identifica também as ferramentas de normalização disponíveis para os alunos, concernentes à apresentação de trabalhos, e, tece reflexões sobre o papel do profissional da informação neste ambiente. Por meio de uma análise qualitativa, com aplicação de entrevistas, o comportamento dos sujeitos envolvidos no processo de produção e comunicação da ciência diante dos critérios para avaliação da produção científica é investigado. A submissão de artigos em diversas revistas científicas leva os pesquisadores a adotarem as normas destas publicações em seus trabalhos, criando assim um modelo denominado “tese alternativa”, regulamentada na UNICAMP por decisão da PRPG. As conclusões mostram que o bibliotecário continua se adaptando às novas demandas, e nesse caso, participando mais ativamente do processo de geração do conhecimento, assumindo assim, o perfil multiprofissional exigido para atender a multidisciplinaridade contemplada pela Universidade.
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Copyright (c) 2016 Celia Maria Ribeiro
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