Povos indígenas: exposição e memória na preservação de uma cultura

Autores

  • Francisco Genézio Lima Mesquita Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Carlos Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Horácio Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8535

Palavras-chave:

Etnias. Povos indígenas. Culturas populares. Peças indígenas.

Resumo

Apresentamos as ações realizadas no projeto- “ Olhar sobre a cultura Indígena”. Cujo foco central é uma exposição itinerante composta de materiais indígenas (fotos, banners, vídeos, artesanatos, plumas e materiais de caça e pesca) produzidos por várias etnias para serem expostos nas escolas em que os protagonistas contam sua história (re)contando a história de nossa cultura. O objetivo é mostrar ao alunado a cultura indígena, os valores materiais e imateriais e sua valorização. Estabelecendo relações entre as culturas, conforme proposto pela Lei 11.645 de 2008, que enfatiza a obrigatoriedade do ensino de história e cultura indígena nas instituições de ensino. Entretanto, essa ação é carente de suporte pedagógico e foi o ponto de partida e o influenciador desse projeto. A partir de várias oficinas foi possível trabalhar a teoria e a prática convergindo para uma aprendizagem mais educativa integrada e participativa e os alunos também tiveram a oportunidade de construir materiais sobre a cultura indígena, recontando a história e também serem reconhecidos nessa proposta. A ação foi bem sucedida, teve início em 08 de fevereiro de 2016, atendeu 4 escolas e envolveu 300 alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Genézio Lima Mesquita, Universidade Estadual de Campinas

Colaborador do Instituto de Artes.

Roberto Carlos Souza, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas(2011); é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos - GEPEJA, da mesma Faculdade. Supervisionou o Laboratório de História Oral do Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP de 2005 a fevereiro de 2015. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, Cultura Popular e Imaterial.

Adriana Horácio, Universidade Estadual de Campinas

Possui Especialização em Orientação e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Jardim Paulista (2012) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhanguera Uniderp (2009) e Licenciatura curta em:Artes,História,Geografia,Ciências pela FACCAT - Taquara,RS (1998). Atualmente é tutora do curso de Pedagogia EAD,na Faculdade Uniasselvi.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MESQUITA, F. G. L.; SOUZA, R. C.; HORÁCIO, A. Povos indígenas: exposição e memória na preservação de uma cultura. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 139–139, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8535. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8535. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão