Resumo
Percebemos na atualidade, o uso de metodologias problematizadoras no ensino. Objetivamos com este trabalho, apresentar um relato de experiência desenvolvido junto a um grupo de estudantes do 5o Semestre de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UNICAMP, no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica, aplicando a estratégia da problematização com algumas adequações. Dentre os eixos teóricos norteadores utilizados no desenvolvimento da citada disciplina, a sistematização da assistência em enfermagem psiquiátrica apresenta-se como eixo transversal e os conteúdos teóricos/práticos como eixos de incidência verticalizada, propiciando assim ao aluno um fio condutor para o desenvolvimento e busca dos conhecimentos necessários. No processo da problematização os alunos detectam uma realidade determinada e tomam consciência crítica desta, avaliam os aspectos de sua existência, especialmente sua razão de ser, além de questioná-la. A teorização e o retorno ao campo prático para colocar o aprendizagem em ato modificador completam o ciclo. Destacamos neste processo o caráter dinâmico e de compartilhamento mútuo dos conhecimentos por meio de uma “assembléia” e das supervisões de cunho tutorial.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2016 Claudinei Jose Gomes Campos
Downloads
Não há dados estatísticos.