Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência

Autores

  • Claudinei Jose Gomes Campos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i2.8493

Palavras-chave:

Ensino. Educação problematizadora. Enfermagem psiquiátrica

Resumo

Percebemos na atualidade, o uso de metodologias problematizadoras no ensino. Objetivamos com este trabalho, apresentar um relato de experiência desenvolvido junto a um grupo de estudantes do 5o Semestre de Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UNICAMP, no ensino da disciplina Processo de Cuidar em Enfermagem Psiquiátrica, aplicando a estratégia da problematização com algumas adequações. Dentre os eixos teóricos norteadores utilizados no desenvolvimento da citada disciplina, a sistematização da assistência em enfermagem psiquiátrica apresenta-se como eixo transversal e os conteúdos teóricos/práticos como eixos de incidência verticalizada, propiciando assim ao aluno um fio condutor para o desenvolvimento e busca dos conhecimentos necessários. No processo da problematização os alunos detectam uma realidade determinada e tomam consciência crítica desta, avaliam os aspectos de sua existência, especialmente sua razão de ser, além de questioná-la. A teorização e o retorno ao campo prático para colocar o aprendizagem em ato modificador completam o ciclo. Destacamos neste processo o caráter dinâmico e de compartilhamento mútuo dos conhecimentos por meio de uma “assembléia” e das supervisões de cunho tutorial.

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Biografia do Autor

Claudinei Jose Gomes Campos, Universidade Estadual de Campinas

FCM/UNICAMP

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Publicado

2016-09-12

Como Citar

CAMPOS, C. J. G. Metodologia problematizadora no ensino da enfermagem psiquiátrica: um relato de experiência. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 2, p. 183–183, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i2.8493. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8493. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 2 - Desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão