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Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da diretoria geral da administração-DGA
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Palavras-chave

Primeiro emprego. Desenvolvimento social. Patrulheiro.

Como Citar

MIGUEL, Joseane Antonia dos Santos; NICOLAU, Ana Paula de Lima. Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da diretoria geral da administração-DGA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 245–245, 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8459. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

A relação que um indivíduo estabelece com o mundo do trabalho interfere diretamente no seu desenvolvimento social. Sendo assim, o primeiro emprego desempenha para o adolescente um importante fator na constituição de sua identidade e de seus papéis sociais, uma vez que a partir dele o indivíduo pode vivenciar mudanças no modo como pensa e age no mundo. Partindo deste pressuposto, o Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento de Patrulheiros da DGA, visa acompanhar os patrulheiros em sua inserção no mercado no trabalho, a partir da realização de encontros individuais e grupais de orientação profissional e de estudos. O projeto teve início em 1997, e passa por constantes melhorias na sistematização para atender com maior fidedignidade as necessidades dos participantes. Atualmente a DGA conta com um quadro de 08 patrulheiros com idade entre 16 e 17 anos. Até Julho de 2016 todos estavam alocados na Área de Controle de Documentação. Entretanto, com o objetivo de proporcionar a estes jovens um melhor aproveitamento desta primeira experiência profissional, favorecer o desenvolvimento da autonomia, da ética, e da responsabilidade social, iniciou-se um processo de realocação desses jovens em outras áreas da DGA. Hoje 06 patrulheiros continuam alocados na área de Controle de Documentação, 01 patrulheiro realiza atividades na Divisão de Finanças e outro na Coordenadoria da DGA. Esta iniciativa vem contribuindo para o despertar nestes jovens, do conceito de responsabilidade, disciplina, compromisso, respeito à individualidade do outro e às regras de comportamento em grupo, formando assim cidadãos conscientes e participativos.

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Copyright (c) 2016 Joseane Antonia dos Santos Miguel, Ana Paula de Lima Nicolau

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