Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da diretoria geral da administração-DGA

Autores

  • Joseane Antonia dos Santos Miguel Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula de Lima Nicolau Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8459

Palavras-chave:

Primeiro emprego. Desenvolvimento social. Patrulheiro.

Resumo

A relação que um indivíduo estabelece com o mundo do trabalho interfere diretamente no seu desenvolvimento social. Sendo assim, o primeiro emprego desempenha para o adolescente um importante fator na constituição de sua identidade e de seus papéis sociais, uma vez que a partir dele o indivíduo pode vivenciar mudanças no modo como pensa e age no mundo. Partindo deste pressuposto, o Programa de Acompanhamento e Desenvolvimento de Patrulheiros da DGA, visa acompanhar os patrulheiros em sua inserção no mercado no trabalho, a partir da realização de encontros individuais e grupais de orientação profissional e de estudos. O projeto teve início em 1997, e passa por constantes melhorias na sistematização para atender com maior fidedignidade as necessidades dos participantes. Atualmente a DGA conta com um quadro de 08 patrulheiros com idade entre 16 e 17 anos. Até Julho de 2016 todos estavam alocados na Área de Controle de Documentação. Entretanto, com o objetivo de proporcionar a estes jovens um melhor aproveitamento desta primeira experiência profissional, favorecer o desenvolvimento da autonomia, da ética, e da responsabilidade social, iniciou-se um processo de realocação desses jovens em outras áreas da DGA. Hoje 06 patrulheiros continuam alocados na área de Controle de Documentação, 01 patrulheiro realiza atividades na Divisão de Finanças e outro na Coordenadoria da DGA. Esta iniciativa vem contribuindo para o despertar nestes jovens, do conceito de responsabilidade, disciplina, compromisso, respeito à individualidade do outro e às regras de comportamento em grupo, formando assim cidadãos conscientes e participativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseane Antonia dos Santos Miguel, Universidade Estadual de Campinas

Reitoria; Diretoria Geral da Administração; Desenvolvimento de Pessoal.

Ana Paula de Lima Nicolau, Universidade Estadual de Campinas

Atualmente está cursando o sétimo semestre Psicologia na universidade PUC Campinas; é estagiária de psicologia no Centro Interdisciplinar de Atenção a Pessoa com Deficiência. Tem experiência na área de Psicologia e de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de grupo, auxíliar administrativo, adaptação de recursos para pessoas com deficiência intelectual, desenvolvimento de atividades na área administrativa dando suporte as atividades da Instituição, acolhimento, orientação e encaminhamento a serviços oferecidos pela rede pública de saúde. Atualmente está à procura de estágios na área de psicologia e oportunidades de intercâmbio.

Downloads

Publicado

2016-10-27

Como Citar

MIGUEL, J. A. dos S.; NICOLAU, A. P. de L. Programa de acompanhamento e desenvolvimento de patrulheiros da diretoria geral da administração-DGA. Sínteses: Revista Eletrônica do SimTec, Campinas, SP, n. 6, p. 245–245, 2016. DOI: 10.20396/sinteses.v0i6.8459. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/simtec/article/view/8459. Acesso em: 26 set. 2022.

Edição

Seção

Eixo 3 - Desenvolvimento Humano, Saúde, Sustentabilidade e Qualidade de Vida